Firjan e Southern University assinam acordo que promete beneficiar jovens negros do Rio

Diário Carioca
Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, assina memorando ao lado da deputada do estado de Louisiana e reitora de assuntos internacionais da Southern University, Barbara Carpenter. Foto: Vinicius Magalhães.

A Firjan recebeu na tarde desta segunda-feira, 17/07, professores e executivos da universidade norte-americana Southern University para a assinatura do Memorandum of Understanding (MOU). O acordo internacional foi firmado pelo vice-presidente da Federação, Luiz Césio Caetano, e pela Reitora de Assuntos Internacionais da Southern University e deputada do estado de Louisiana, dos Estados Unidos, Barbara Carpenter.

O documento oficializa o Brazil Youth Development Program, projeto que tem por objetivo auxiliar jovens afrodescendentes, moradores de comunidades da cidade do Rio de Janeiro e que estejam em situação de vulnerabilidade social. A proposta do programa é beneficiá-los em empreendedorismo, inovação, tecnologia, iniciação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais, as quais serão oferecidas na Firjan SENAI SESI Maracanã.

Visita da comitiva norte-americana à Firjan SENAI SESI Maracanã. Foto: Adriano Ishibashi.
Visita da comitiva norte-americana à Firjan SENAI SESI Maracanã. Foto: Adriano Ishibashi.

Caetano fez a abertura da solenidade, ressaltando a importância da Southern University como uma das Faculdades e Universidades Historicamente Negras (Historically Black College and University – HBCU) dos EUA e seu comprometimento com a inclusão.

“Esse Memorando de Entendimento é de grande relevância para o fortalecimento das oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento das soft skills dos nossos estudantes, que são instrumentos para mitigar a evasão escolar entre jovens negros. Queremos, com o Brazil Youth Development Program, proporcionar a meninos e meninas negras conhecimentos, trocas e experiências que contribuam para que alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento”, destacou.

Visita da comitiva norte-americana à Firjan SENAI SESI Maracanã. Foto: Adriano Ishibashi.
Visita da comitiva norte-americana à Firjan SENAI SESI Maracanã. Foto: Adriano Ishibashi.

Uma das cinco mulheres negras, entre mais de 100 deputados do estado de Louisiana, Barbara Carpenter contou que a Southern University recebe estudantes de todo o mundo, sendo muitos deles brasileiros. Ela e os membros da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Firjan SENAI SESI Maracanã no período da manhã.

“Realmente aprecio o trabalho que a Firjan SENAI SESI está oferecendo para este projeto. Estamos sempre preocupados com o crescimento e a juventude negra no nosso país, assim como vocês estão aqui no Brasil. Vamos nos esforçar para garantir que nossos jovens tenham tudo o que precisam para progredir”, afirmou Carpenter, que fez questão de destacar os projetos realizados na área de eletrônica e tecnologia da informação desenvolvidos na unidade Maracanã, bem como a metodologia de Desenvolvimento Humano utilizada nos projetos sociais desenvolvidos pela Firjan SESI.

A assinatura do Memorando, realizada na sala contou com a presença do filantropo e dono de franquias de restaurantes da rede de fast food McDonald’s, Louis Henry, que é o responsável pelo investimento e tem projetos semelhantes no continente africano. Além dele, estiverem presentes os embaixadores Carlos Sérgio Sobral Duarte e Sidney Romeiro, do Ministério das Relações Exteriores, e do assessor de relações internacionais da Firjan, Frederico Cezar de Araújo.

O presidente do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins (Simagran-Rio) e diretor da Firjan, Mauro Varejão, que foi o ponto de contato inicial com investidores, reforçou a relevância do programa para toda a população do Rio e para o setor industrial, pois oferecem oportunidades de empregos para os jovens.

Visita da comitiva norte-americana ao FabLab da Firjan SENAI SESI Maracanã. Foto: Adriano Ishibashi.
Visita da comitiva norte-americana ao FabLab da Firjan SENAI SESI Maracanã. Foto: Adriano Ishibashi.

Varejão esteve na mesa ao lado da CEO da empresa The African pride, Carolina Maíra Morais, que que atua construindo pontes para fortalecimento das relações entre África e Brasil; do professor da Southern University e diretor do programa de empoderamento da juventude negra, Derrick Warren; do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio de Janeiro (Sigraf) e diretor da Firjan, Carlos Di Giorgio; do presidente do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Rio de Janeiro (Sindborj) e presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Rodrigo Santiago; e do diretor da Brasil United Charity, John Thompson; e do CEO da empresa High Impact Media, Chris Johnson; do coordenador da Firjan Internacional, Giorgio Rossi; e da coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI, Eliane Damasceno.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca