O vocalista do Placebo, Brian Molko, foi colocado no centro de uma investigação depois de chamar o primeiro-ministro da Itália de “racista” e “fascista”.
LEIA MAIS: Placebo: “David Bowie me ensinou a ser uma pessoa melhor” O vocalista da banda fez os comentários durante o show da banda no festival Sonic Park em Stupinigi. Durante o show, Molko disse à multidão em italiano: “Giorgia Meloni, merda, fascista, racista”.
Os promotores de Turim abriram uma investigação contra Molko após a apresentação do Placebo na semana passada para 10.000 fãs no festival.
Durante o Stupinigi Sonic Park, o vocalista do Placebo, Brian Molko, chama a PM Giorgia Meloni de ‘racista, fascista’, concluindo ‘foda-se’.
11 de julho de 2023 pic.twitter.com/eqmJLcH4Qp
— Momentos malucos na política italiana 🇮🇹 (@CrazyItalianPol) 12 de julho de 2023
Meloni é o líder do partido Irmãos da Itália, que é o governador mais direitista da Itália com raízes neofascistas desde Benito Mussolini durante a segunda guerra mundial. Ela venceu a eleição do ano passado enquanto concorria com políticas anti-imigração, bem como com planos de limitar os direitos LGBTQ.
O código penal da Itália pune com multas de € 1.000 a € 5.000 (£ 858 a £ 4.290) quem “difamar publicamente a república”, que inclui o governo, o parlamento, os tribunais e o exército.
Recentemente, em um show do Placebo na 3Arena de Dublin em 26 de junho, Molko chamou um grande número de participantes que estavam usando seus telefones para gravar o show, em vez de viver o momento.
A banda já havia compartilhado um pedido nas redes sociais para que os participantes se abstivessem de usar telefones durante os shows. Molko interrompeu a apresentação durante ‘Hugz’, a quarta música de seu set, para alertar os fãs da política de interrupção de telefone.
Em outras notícias, o Placebo tocou seu hit inovador ‘Nancy Boy’ no Download fest deste ano.
Foi a primeira vez em seis anos que a banda tocou a faixa ao vivo. Eles haviam passado anteriormente que estavam relutantes em tocar qualquer uma de suas músicas antigas após a longa turnê ‘Best of’ que construíram.