Arraiá do Museu de Arte do Rio acontece no sábado

Diário Carioca
Arraiá do Mar

O tradicional “Arraiá do MAR” está de volta em 2023. No próximo sábado, dia 22 de julho, o público poderá participar da Festa Julina do Museu de Arte do Rio. O clima da típica festa popular brasileira cheia de cores e sabores vai invadir os Pilotis do Museu.

Barracas com comidas típicas, brincadeiras e atrações especiais estão previstas na programação do Arraiá do MAR.

 Haverá apresentação do grupo folclórico “Boi Brilho de Lucas”, que representará o folclore do bumba meu boi do Maranhão, considerado patrimônio imaterial pela UNESCO e IPHAN. O grupo irá reunir música, dança, percussão, além de vários personagens que atuam contracenando entre eles e com o público. Os atores vão realizar uma roda com todas essas linguagens artísticas, a partir de músicas cantadas e dançadas e a percussão tradicional dos bois da baixada maranhense.

Além do Boi Brilho de Lucas, o Arraiá do MAR também contará com a apresentação da “Quadrilha Estrela Dourada”, originária do Morro da Providência. Mais de 500 jovens, agora adultos, fazem parte da Quadrilha, que se tornou um projeto social. A quadrilha é uma das manifestações mais tradicionais das festas juninas em todo o país.

Para o Museu de Arte do Rio, celebrar as festas populares brasileiras significa tornar o espaço do museu ainda mais democrático e diversificado. Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, afirma: “O Brasil é um país de dimensões continentais, com diferentes e poderosas manifestações culturais. Por isso, proporcionar ao público uma das nossas festas populares mais importantes é garantir a preservação da memória de nossas raízes.”

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

SERVIÇO:

Data: 22/07

Horário / cronograma: 

11h- Barracas julinas

15h às 16h- Apresentação do Boi Brilho de Lucas 

16h30 às 17h – Apresentação da quadrilha Estrela Dourada

18h- Encerramento 

Local: Pilotis do MAR (Praça Mauá, 5)

Entrada gratuita, classificação livre

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca