Um dia antes da abertura da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online e criação de marketing de conteúdo, divulga levantamento para entender como está o interesse dos brasileiros pelo campeonato. Para obter os números, a empresa monitorou como foram as buscas na internet por termos relacionados a competição e comparou com os números do evento masculino do último ano, buscando as principais palavras relacionadas ao tema.
O futebol feminino ganhou destaque em 2023, principalmente devido às transmissões dos principais campeonatos em TV aberta, como o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista. Com isso, a modalidade passou a ser mais difundida para o público, abrindo espaço para seu crescimento e a sua popularização no país em pleno ano de Copa do Mundo.
“À véspera de um evento tão grandioso como uma Copa do Mundo Feminina, o assunto passa a ficar na boca do povo e isso pode ser visto nas redes sociais e mídia tradicional. O mundial mobiliza grande parte dos meios de comunicação e faz com que as atenções estejam voltadas para a competição, abrindo espaços para discutir sobre a modalidade”, comenta Beatriz Loducca, head de comunicação da Outfield, 1ª gestora de recursos da América Latina focada nas oportunidades de investimentos em esporte tradicionais, entretenimento e jogos eletrônicos.
De acordo com o levantamento, no Brasil, o termo “Copa do Mundo” foi pesquisado 135 mil vezes em junho de 2023, número 83.60% menor do que em outubro de 2022, mês que antecedeu o campeonato masculino e que contou com 823 mil pesquisas. Quando especificada a competição, “Copa do Mundo Feminina” teve um pouco mais de buscas no período, registrando 201 mil. Confira:
Termos mais pesquisados sobre o campeonato em junho de 2023:
- Copa do Mundo Feminina – 201 mil
- Copa do Mundo – 135 mil
- Taça da Copa do Mundo – 14.8 mil
- Quando começa a Copa do Mundo Feminina? – 12.1 mil
- Copa do Mundo 2023 – 9.9 mil
- Jogos da Copa do Mundo – 6.6 mil
- Tabela da Copa do Mundo – 5.4 mil
- Última Copa do Mundo – 5.4 mil
- Copa do Mundo Brasil – 5.4 mil
- Figurinhas Copa do Mundo – 4.4 mil
“Mesmo estando às vésperas de uma Copa do Mundo, os números de interesse se mostram baixos em relação a Copa do Mundo masculina, muito embora estejamos falando de produtos distintos e em estágios de desenvolvimento completamente diferentes de forma que isso impõe desafios neste comparativo.” pontua Beatriz Loducca. “Contudo é importante ressaltar que houveram avanços importantes na modalidade feminina no ciclo pós Copa de 2019, trazendo-a para seu momento mais midiático com transmissão em TV aberta na principal emissora do país, avanços esses que devem ser sustentados de forma perene no próximo ciclo para seguir o curso de desenvolvimento da modalidade.” finaliza
Se compararmos as buscas pelos jogadores mais conhecidos de ambos os gêneros, veremos que as diferenças são ainda maiores. Em outubro de 2022, o nome de Neymar foi procurado 1.8 milhões de vezes na internet, enquanto Marta teve 135 mil pesquisas no mês que antecede o campeonato feminino. Em junho deste ano, por ter se envolvido em diversas polêmicas, o nome do jogador foi ainda mais pesquisado, registrando 3.35M de buscas, número 2381.48% maior do que o de Marta no mesmo período.
Vale lembrar que o empresário Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr., chegou a receber voz de prisão – depois foi liberado – nesta quinta-feira (22), durante um bate-boca com a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto.
Nomes da seleção feminina mais pesquisadas pelos brasileiros em junho de 2023:
- Marta – 135 mil
- Mônica – 49.5 mil
- Pia Sundhage – 33.3 mil
- Bia Zaneratto – 33.3 mil
- Camila – 27.1 mil
- Tamires – 27.1 mil
- Ana Vitória – 22.2 mil
- Cristiane – 22.2 mil
- Luana – 18.1 mil
- Debinha – 18.1 mil