“Águas do Sagrado” é o nome do evento, que será realizado no sábado (22/07), às 15h, na Igreja de Sant’Ana e Nossa Senhora Menina, na Penha. A atividade, que é promovida pelo Instituto Cultural Ilé Axé Nitó Omin Odé, está em sua segunda edição e é um marco na luta contra a intolerância religiosa na Zona Norte da cidade, reunindo representantes de diversas religiões .
A programação conta com a lavagem da escadaria, Xirê (dança para os Orixás) e a missa, que será realizada pelo padre da Igreja, Lucas Carvalho. Para o babalorixá, Cláudio D’Oxossi, sacerdote do Ilè Axé Nito Omin Odé e idealizador do evento, “é fundamental que as religiões se unam em fé e amor, para combater o preconceito, a intolerância e o racismo religioso”.
Segundo Pai Cláudio, “ocupar as ruas, igrejas e todos os espaços com demonstração de fé, além de um direito, é uma forma de mostrar para sociedade que todos podem viver em paz, respeitando suas crenças e diferenças”
Já o padre Lucas, responsável pela Igreja de Sant’Ana e Nossa Senhora Menina, destacou que: “a ideia da lavagem é uma forma de quebrar um tabu que prende os nossos irmãos que professam uma fé diferente, uma vez que Deus é um só e Pai de todos e para todos. Se partirmos por essa premissa, conseguiremos alcançar muito mais corações e mostrar que é possível viver cada um com sua fé no mesmo lugar.
Segundo o sacerdote da igreja, “o combate à intolerância religiosa deve começar a partir da nossa convivência, minha fé não pode ser maior que o respeito pelo meu semelhante. A necessidade de haver o diálogo é essencial e é justamente através do diálogo que vamos alcançar a paz. O caminho é esse: do diálogo, da unidade, da fraternidade, da justiça social e da paz”.
A atividade conta ainda, com o apoio do professor Leonardo Mattos de Xangô, do Pai Márcio D’Baru, da Nice Baiana do Acarajé, do Marinho do Saxofone e do Ogan Patrick D’Oxossi.
SERVIÇO:
2ª Lavagem da Escadaria da Igreja de Sant’Ana e Nossa Senhora Menina na Penha
Data e hora: 22 de julho, às 15h
Local: Rua do Couto, 54. Penha. Rio de Janeiro
Contato: York Puentes. Telefone: (21) 99913-5619