Em maio de 2023, o volume de serviços no Distrito Federal variou 0,4% frente ao mês anterior. O índice voltou a crescer depois da queda em abril.
Porém, o nível no setor de serviços ainda se encontra 3,9% abaixo do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia.
Em nível nacional, os serviços registraram variação de 0,9%.
No Distrito Federal, no acumulado do ano, o volume de serviços teve alta de 3,7% frente a 2022. Já na variação acumulada de 12 meses, o volume de serviços fechou em queda de 0,5%.
A receita total obtida através do comércio no Distrito Federal teve alta de 1,7% em relação ao mês anterior. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, a alta da receita foi de 15,5%.
Vale destacar que nesta unidade da federação, o volume de atividades turísticas cresceu 3% em relação ao mês anterior. Comparado ao ano anterior, houve queda na atividade turística, de 1,9%.
Na comparação anual, a maior alta foi com o segmento de serviços de informação e comunicação, em 30,5%. Esta é a quarta alta consecutiva do segmento e a segunda maior alta na série histórica.
Na sequência, estão serviços prestados às famílias, que subiram 10,7%. Esta categoria se encontra em alta desde março de 2022.
A categoria “outros serviços” também segue em alta pelo quinto mês consecutivo, com o crescimento de 6,8% atualmente.
Serviços profissionais, administrativos e complementares obtiveram a segunda alta consecutiva, em 5,8% para o mês de maio.
Porém, as atividades relacionadas ao transporte tiveram queda de 15,7% em maio.
As informações referentes ao setor de serviços no Distrito Federal foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.