Mais um palestrante internacional confirmou a participação na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O muito honorável Tony Blair, primeiro-ministro da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (1997-2007), vai fazer a palestra principal do segundo dia do evento (31/8), em Belém (PA).
Em seu governo, Tony Blair deu prioridade para questões ambientais, com ênfase nas medidas contra o aquecimento global. Na ocasião, o Reino Unido era um dos poucos países a alcançar a meta de redução de emissões de carbono imposta pelo Protocolo de Kyoto.
Diversidade de públicos
Representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados se reunirão na capital paraense para tratar de questões que envolvem meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável na Conferência, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2023.
Encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade da Amazônia onde vivem quase 30 milhões de brasileiros não é uma tarefa simples, mas as boas práticas existentes precisam ser difundidas e potencializadas. Proteger a Amazônia não é um obstáculo para o desenvolvimento.
Palestrantes internacionais
Além de Tony Blair, o presidente da Colômbia (2018-2022), Iván Duque, será o palestrante de destaque do terceiro e último dia da Conferência. Caberá ao 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, a palestra magna no primeiro dia do evento. Estarão presentes, ainda, o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; Neidinha Suruí, ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, entre outros.
Diversidade temática
Os participantes vão debater temas como: novas economias, bioeconomia, economia circular, minerais estratégicos, mercado de carbono, economia solidária, ESG, combate aos crimes ambientais. O foco será encontrar soluções para a manutenção da floresta viva e colaborar com a construção de uma agenda verde para a transição econômica.
Sobre a Conferência
A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral e assumiram o compromisso de proteger a Amazônia.
A participação é gratuita, as vagas são limitadas e qualquer pessoa pode se candidatar. A pré-inscrição deve ser feita no site oficial, onde também estão disponíveis mais informações como programação, palestrantes e local da Conferência.
Acompanhe a Conferência nas redes sociais