Nesta terça-feira (25.07), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai promover uma série de atividades em prol do Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de acidentes em todo o mundo. A programação inclui ações de conscientização em diversos pontos da orla; nos acessos às praias; no metrô, nas barcas e em ônibus de turismo; além da divulgação de material digital educativo com orientações para banhistas e turistas, em parceria com a rede hoteleira.
– O Corpo de Bombeiros do Rio trabalha em duas frentes igualmente importantes: na prevenção e nos resgates marítimos. Só este ano, nossos guarda-vidas já realizaram quase 900 mil ações a fim de sensibilizar a população quanto aos riscos do banho de mar. Além disso, mais de 12 mil socorros foram registrados em todo o Estado. São vidas salvas direta e indiretamente pela corporação – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Para marcar a data e incentivar a cultura de prevenção, monumentos e pontos turísticos serão iluminados de azul, como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha, os Arcos da Lapa, o Forte de Copacabana, o Bondinho de Santa Teresa e os Grupamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros, entre outros.
As atividades seguem ao longo da semana, com instruções e palestras sobre a importância da prevenção e ações em pontos com alto índice de acidentes, como pedras, mirantes e costões. Na quinta-feira (27.07), o destaque é a ação social que o 3º Grupamento Marítimo (3º GMar) realiza com crianças atendidas por UPPs, a partir de 8h30, na praia de Copacabana.
– Os números são alarmantes. Hoje, no Brasil, uma pessoa morre afogada a cada 90 minutos. O afogamento já é a principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos de idade. Podemos evitar esses incidentes com ações simples. Prevenção é fundamental – disse o major Fábio Contreiras, porta-voz do CBMERJ