Neste domingo (23), foi localizada uma tartaruga do tipo gigante, ainda viva, na Praia de João Fernandes, em Búzios. A Secretaria do Ambiente e Urbanismo foi acionada e trabalhou em conjunto com o CTA Serviço em Meio Ambiente para remoção e recuperação do animal.
Apesar da significativa aglomeração em torno da tartaruga, a recomendação é que nesta situação o animal não deve ser devolvido ao mar. Esse encalhe na praia pode significar esgotamento físico e problemas de saúde, como ingestão de plástico. Nesse quadro, apenas o correto atendimento veterinário especializado pode salvá-lo, sendo infrutífera e extenuante para a tartaruga sua devolução ao mar, podendo ocasionar a morte do animal.
Vale frisar que tal procedimento deve ser seguido em caso de encalhe de outros animais marinhos, como golfinhos. O número excessivo de curiosos buscando observar a tartaruga gigante, não facilita o trabalho de recuperação do animal.
A Secretaria do Ambiente e Urbanismo, informa que, caso seja localizado animal marinho nas praias do município, o CTA deve ser acionado no telefone (27) 99590-4038. Também pode acionar as equipes da Secretaria ou Guarda-vidas.
Contato:
Bernardo Corty Coordenador de Unidades de Conservação Terrestres na Prefeitura de Búzios/RJ – (22)98818-2129