Judi Dench falou sobre suas lutas com a degeneração macular relacionadas à idade, dizendo que não pode mais “ver em um set de filmagem”.
LEIA MAIS: Aqui estão todos os vencedores dos BAFTA 2023 A atriz vencedora do Oscar revelou anteriormente que foi diagnosticada em 2012 com uma doença, que afetou a parte central da visão de uma pessoa, e disse que se tornou “impossível” ler roteiros no início deste ano.
Agora, ela falou sobre como sua visão contínua a se deteriorar ainda mais.
Dench disse ao Espelho de domingo revista Caderno: “Não consigo mais ver em um set de filmagem. E não consigo ver para ler. Mas você apenas lida com isso. É difícil se eu tiver qualquer comprimento de uma peça. Eu ainda não encontrei um caminho. Porque tenho tantos amigos que vão me ensinar o roteiro. Mas eu tenho uma memória fotográfica.”
Em 2019, Dench também disse ao tempos de rádio, ela teve que desistir de dirigir por causa de sua visão, chamando-o de “um dos momentos mais traumáticos” de sua vida.
Judi Dench. CRÉDITO: Getty Images Ela também destacou que não consegue mais ler jornal, livros ou fazer palavras cruzadas.
Em uma entrevista de 2021 com o guardiãoDench revelou que pede a seus amigos que a ajudem com as falas, lendo-as em voz alta para ela.
“Você encontra uma maneira de apenas contornar e superar as coisas que acham muito difíceis”, disse ela na época. “Eu tive que encontrar outra maneira de aprender falas e coisas, que é fazer com que grandes amigos meus as repitam para mim indefinidamente.
“Portanto, tenho que aprender por meio da repetição e só espero que as pessoas não percebam muito se todas as falas foram completamente sem esperança!”
A AMD geralmente afeta pessoas na faixa dos 50 e 60 anos, mas não causa cegueira total.