A top model brasileira Fernanda Marques, de 33 anos, já desfilou para a Armani e fotografou para grandes grifes como Calvin Klein e Lacoste. Fez editoriais para as maiores revistas de moda, como Vogue, Elle e Marie Claire. Roda o mundo fotografando para grifes variadas e tem um contrato fixo com o Otto Group, da Alemanha. Fala quatro idiomas, conheceu mais de 15 países e já morou na África do Sul, Grécia, Nova York, Índia, Paris e Alemanha.
Sua história no mundo da moda começou de forma bem clichê: aos 13 anos foi descoberta quando estava passeando no shopping. Mas esse é o único chavão na vida da top brasileira. Ela conta que nunca havia pensado em ser modelo. “Eu não sabia que queria ser modelo. Usava aparelhos, era muito tímida e era uma menina preta numa época em que quase todas as modelos eram brancas, loiras de olhos azuis. Venci todos esses obstáculos e conquistei meus objetivos”, narra.
Com 14 anos ela já fazia trabalhos em Brasília. Aos 15 anos, foi morar em São Paulo depois de ser selecionada em um concurso entre mais de 22 mil modelos. Com 18, foi morar na África do Sul. Atualmente mora em Londres, é mãe de 2 crianças e, em meio a uma rotina atribulada, ainda encontra tempo para ajudar jovens modelos a não caírem nas armadilhas do mundo da moda e a cuidarem melhor do seu dinheiro.
De modelo a investidora
Fernanda conta que aprendeu sozinha a gerenciar e planejar as finanças. Investidora do mercado imobiliário, a modelo também planeja entrar no ramo de alimentação em Londres. “Eu vim de uma família que batalhou muito para que eu pudesse seguir essa carreira. Valorizo muito o dinheiro porque já passei muita dificuldade e até fome. Então, não penso duas vezes antes de ajudar outras mulheres que buscam o sonho de serem modelos bem-sucedidas”, diz.
A modelo narra que muitas amigas buscam conselhos sobre como lidar com o dinheiro e as melhores formas de investir. “Aprendi sozinha a administrar meu dinheiro e tenho vários investimentos. Sempre que me perguntam como eu faço, acabo ensinando tudo e repassando os contatos para ajudar mesmo”.
Foge que é cilada!
Fernanda é procurada também para conselhos sobre a carreira de modelo. “Eu já vivi muita coisa e já passei por situações que outras meninas não precisam passar, por isso sempre que sou procurada, ajudo”, conta.
Para as modelos iniciantes, Fernanda costuma dar dicas sobre tarifas de agenciamento, porcentagens absurdas ou sobre como se posicionar em relação aos clientes. “Sou muito procurada no Instagram por meninas que apresentam situações que estão vivendo e pedem um conselho. Geralmente é sobre agências que querem cobrar absurdo em books e cursos de modelo, situações que não condizem com a realidade, mas que as meninas acabam caindo por falta de conhecimento sobre como funciona o mercado e por terem um sonho”, completa.