MAM Rio lança o programa ‘Sábados no MAM Petrobras’ neste sábado (19)

Diário Carioca
Bloco da Terreirada MAM. foto Divulgação

Em 2023, por ocasião de seu aniversário de 75 anos, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lança o programa Sábados no MAM Petrobras, uma série de eventos regulares com programação diversificada, sempre aos sábados, na área externa do museu. A partir de 19 de agosto, o projeto convida indivíduos e coletivos a realizar apresentações, oficinas e encontros artísticos em diversas linguagens e disciplinas, de forma gratuita, para todos os públicos.

A programação pretende mostrar a pluralidade de práticas artísticas desenvolvidas na cidade, ao mesmo tempo em que explora o espaço público como lugar de encontro e acesso à cultura, investigando as possibilidades do museu como plataforma de experimentação.

Sábados no MAM Petrobras é uma plataforma de ações permanentes que conectam o interior ao exterior do museu, nos permitindo mostrar ao público que a experiência de arte e cultura acontece tanto dentro quanto fora do edifício. O programa aproxima o MAM de agentes culturais de toda a cidade, fortalecendo o diálogo entre a instituição e expressões artísticas diversas como o teatro, a música, a dança e a performance. O que é já uma prática de décadas do MAM Rio, mas o projeto atualiza essa tradição buscando engajamento com novos indivíduos e coletivos que desenvolvem suas poéticas em áreas distintas”, afirma Pablo Lafuente, diretor artístico do museu.

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro promove a criação artística e cultural como processo de formação de indivíduos e coletivos. Desde a sua fundação em 1948, atua como um importante agente, contribuindo com a movimentação social dos territórios da cidade por meio da cultura. 

O programa Sábados no MAM Petrobras é patrocinado pela Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

Sábado, dia 19/agosto:

Às 11h: Orquestra Petrobras Sinfônica
Repertório: Villa-Lobos para crianças. Apresentação nos pilotis do museu.

Às 14h: Vivência integrativa, com Raquel Potí e Thais Bezerra 

A artista, educadora, pernalta e produtora Raquel Potí, responsável por criar cenas e coreografias no Bloco da Terreirada, junto da educadora musical, percussionista e maestrina Thaís Bezerra, diretora musical do bloco, trazem ao público as atividades lúdicas e brincantes que fazem parte da construção artística deste bloco carioca.

Às 15h: Bloco da Terreirada
O Bloco da Terreirada é um grupo de cultura popular, sediado no Rio de Janeiro, que mescla signos e referências da cultura regional brasileira. No dia 19, o bloco faz uma apresentação musical e cênica nos pilotis do museu.

Sábado, dia 26/agosto:

Às 11h, Oficina de samba no pé, com Alex Coutinho
A aula propõe um trabalho entre movimentos corporais e musicalidade, trazendo uma formação dinâmica e leve para quem gosta de samba, com condução do dançarino e coreógrafo Alex Coutinho, diretor de passistas da escola Paraíso do Tuiuti.

Sobre o MAM Rio

A partir do tripé arte-cultura-educação, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro trabalha com a preservação, desenvolvimento e compartilhamento de práticas de criação e pensamento. O MAM Rio tem como patrocinadores estratégicos o Instituto Cultural Vale e a Ternium através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. 

O museu promove a criação artística e cultural como processo de formação de indivíduos e coletivos. Desde a sua fundação em 1948, atua como um importante agente, contribuindo com a movimentação social dos territórios da cidade por meio da cultura. 

O acervo de cerca de 16 mil obras é uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina. 

O MAM Rio realizou exposições que marcam as expressões e linguagens das artes visuais até os dias de hoje, tendo abrigado desde sua criação importantes cenas artísticas brasileiras, como o Cinema Novo e o neoconcretismo.

O MAM Rio também conta com patrocínio da Mattos Filho Advogados, BMA Advogados, Redecard, Sergio Bermudes Advogados, Gávea Investimentos, Eneva e Granado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; Vivo, BAT Brasil e Léo Social através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS RJ; Adam Capital, Concremat, Deloitte, Globo, Guelt Investimentos, Icatu, JSL, Multiterminais e XP Inc., através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS RJ; e Samambaia.org.

SERVIÇO:

Sábados no MAM Petrobras

Início: 19 de agosto de 2023

MAM Rio

End: av. Infante Dom Henrique, 85

Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro

Tel: (21) 3883-5600

Instagram: @mam.rio

Horários de funcionamento:

De quarta a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h

Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual

Ingressos:

Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito
Valores sugeridos:
Adultos: R$ 20

Crianças, estudantes e +60: R$ 10 Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca