Um novo ataque russo contra a cidade ucraniana de Chernigov neste sábado deixou pelo menos sete mortos e 117 feridos, vários deles menores de idade, informou o ministro do Interior, Igor Klimenko . As pessoas atingidas pelo ataque, ao meio-dia, dirigiam-se à igreja para celebrar uma festa religiosa quando ocorreu o impacto, indicou o ministério. A princípio, cinco mortes foram relatadas, mas uma menina de seis anos morreu logo após ser internada em um hospital gravemente ferido. A mãe dele também está em estado crítico e pode haver mais menores entre os mortos
Pelo menos um dos mísseis atingiu diretamente o Drama Theatre , continua a mensagem do ministro, coletada pelo portal Ukrinform. Um impacto capturado por um vídeo compartilhado pelo Ministério da Defesa. Naquela época, o prédio estava hospedando uma exposição de drones , então muitas crianças compareceram.
O local da exposição não havia sido anunciado até quatro horas antes por motivos de segurança, informa a imprensa ucraniana. Diante da morte de vários menores, o Provedor de Justiça, Dimitri Lubinets, denunciou o que é ” uma grave violação do direito humanitário internacional .
“Um míssil russo atingiu bem no centro da cidade, em nosso Chernigov. Uma praça, a universidade politécnica, um teatro”, recriminou o presidente Volodímir Zelenski , que está em visita de trabalho à Suécia, do Telegram. “Um sábado normal, que a Rússia transformou em um dia de dor e perda”, acrescentou.
“Peço ao mundo que enfrente o terrorismo russo. Forneça à Ucrânia ferramentas adicionais para salvaguardar a vida. Para que a vida vença, a Rússia deve perder esta guerra”, enfatizou o presidente ucraniano .
Uma cidade atingida desde o início da invasão
“Todos os serviços de emergência estão trabalhando no local”, escreveram fontes do gabinete do prefeito por meio do Telegram. Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores compartilhou este vídeo após o atentado. Nela é possível ver escombros espalhados por uma praça em frente ao teatro teatro regional, onde carros estacionados ficaram bastante danificados.
Chernihiv, 140 quilômetros ao norte de Kiev , é uma cidade constantemente sitiada pelas tropas russas desde o início da invasão, embora o exército ucraniano tenha conseguido conter seus ataques e evitar que caísse sob controle inimigo.
O ataque a Chernigov se soma à série de ofensivas noturnas que a Rússia vem lançando em várias regiões ucranianas, incluindo Kharkov, Jmelnitsky, Zhytomyr, Kherson ou Sumy, deixando um morto e dezenas de feridos até agora.
Em Kherson, um bombardeio russo deixou pelo menos um morto e vários feridos, segundo a Ucrânia. Também neste sábado houve uma nova onda de ataques de drones russos nas regiões norte, centro e sul do país, embora grande parte deles tenha sido abatida, informou o exército ucraniano.
Da Rtve.es