A guerra na Ucrânia completou 543 dias neste domingo. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski , visitou a Holanda e a Dinamarca em busca de novos apoios para a Defesa de seu país e especificamente para o treinamento de pilotos ucranianos com caças F-16, depois que os Estados Unidos aprovaram o embarque desse armamento.
O primeiro-ministro interino holandês, Mark Rutte , confirmou que seu país entregará, juntamente com a Dinamarca, caças F-16 à Ucrânia “o mais rápido possível” após a conclusão do treinamento militar para pilotos ucranianos. Zelenski garantiu que serão 42 aviões que receberão . Por seu lado, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, marcou 19 combatentes que enviará a Kiev
O exército ucraniano lançou um ataque de drones contra Moscou e as regiões fronteiriças de Rostov e Kursk, no sul da Rússia, segundo autoridades locais. A defesa antiaérea e radioeletrônica russa derrubou os dispositivos não tripulados, embora os fragmentos de um deles tenham atingido a estação ferroviária da capital Kursk, onde cinco pessoas ficaram feridas.
Da Rtve.es