Interrupção na produção de água da ETA Guandu, da Cedae, afeta o abastecimento na área de concessão da Iguá

Diário Carioca
Photo by Marcelo Chagas on Pexels.com

A Iguá informou que, em decorrência da interrupção na produção de água da
ETA Guandu, operada pela Cedae, o fornecimento de água em algumas regiões do Rio de Janeiro será impactado, inclusive o abastecimento de localidades na área de atuação da concessionária.

A paralisação da unidade na manhã desta segunda-feira (28/08) ocorreu devido à presença de espuma de origem ainda desconhecida no manancial de captação da ETA Guandu. A medida foi tomada para garantir a segurança hídrica da população atendida pelo Sistema Guandu. O protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada). Técnicos da Cedae monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada.

O restabelecimento do abastecimento na área de concessão da Iguá depende do retorno das condições de normalidade do fornecimento de água e do tempo de pressurização da rede. Até que a operação esteja totalmente restabelecida, o abastecimento de água pode registrar intercorrências, incluindo baixa pressão e falta d’água. A Iguá manterá seus clientes informados.

A concessionária lamenta quaisquer transtornos e reforça que está atuando para minimizar o impacto para os clientes e disponibilizando maior quantidade de caminhões pipa, especialmente para serviços emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água, especialmente nesse período, e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).

Bairros atendidos pela Iguá no Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Praça Seca (parcialmente)

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca