Feira de São Cristóvão celebra 78 Anos com muita festa, forró e tradição nordestina

Vanessa Neves
Feira de São Cristóvão

O emblemático Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, carinhosamente conhecido como Feira de São Cristóvão ou Feira dos Nordestinos, está prestes a atingir a notável marca de 78 anos de existência. Uma efusiva celebração está programada para ocorrer neste sábado, a partir das 10h, nas instalações da feira.

Desde suas origens modestas até sua estatura atual como um dos mais importantes locais culturais da cidade, a Feira de São Cristóvão tem sido um ponto de encontro vital para os nordestinos que se estabeleceram no Rio de Janeiro. A celebração deste aniversário é uma oportunidade para relembrar e honrar as raízes, promovendo a cultura e as tradições nordestinas.

O evento promete uma atmosfera festiva, impregnada com os acordes animados do forró pé de serra, música que tem sido a trilha sonora característica dessa região do Brasil. A tão aguardada distribuição do bolo de aniversário acontecerá, e o tradicional “parabéns” será entoado para marcar esse momento especial.

Luiz Carlos dos Santos, Presidente da Comissão de Feirantes, expressou seu orgulho em participar desse capítulo da história da cidade e da cultura nordestina:

“Sinto muito orgulho de fazer parte da comissão de feirantes. Parece que foi ontem que minha família puxava lona, e hoje estou como diretor da Comissão de Feirantes. É um desafio diário, uma responsabilidade, que eu encaro com muita determinação e vontade de fazer da Feira de São Cristóvão o melhor espaço nordestino fora do Nordeste”, disse.

Com aproximadamente 700 barracas que oferecem desde delícias culinárias típicas até artesanato autêntico e ingredientes regionais, o pavilhão da Feira de São Cristóvão é um enclave vibrante e vital, preservando as tradições de uma comunidade que encontrou sua casa longe de casa.

A programação do evento inclui uma variedade de atrações que capturam a essência da cultura nordestina:

10h: Apresentação dos trios de forró pé de serra Beija Flor e Silva do Forró nas entradas Luiz Gonzaga e Padre Cícero.
10h: Moda de Viola na Praça dos Repentistas.
11h30: Magno Barony no teclado.
15h30: Corte do bolo e entoação do “parabéns” com a participação especial da Banda da Guarda Municipal.
À medida que o dia avança, a festa ganha vida com bandas e grupos de forró que integram o corpo de músicos da feira, culminando em um dia de celebração contagiante. As festividades se estenderão durante todo o mês de setembro, um tributo adequado para honrar as ricas tradições e contribuições da cultura nordestina para a diversidade do Rio de Janeiro.

Informações do Evento:

Data: 2 de setembro, a partir das 10h
Local: Campo de São Cristóvão, s/n
Entrada: R$ 10
Estacionamento: R$ 20

Share This Article
Follow:
Vanessa Neves é Jornalista, editora e analista de mídias sociais do Diário Carioca. Criadora de conteúdo, editora de imagens e editara de entretenimento do Diário Carioca