Silvana Gontijo leva a importância da literatura aliada à educação para a Bienal do Livro Rio 2023

Diário Carioca

Entre os dias 01 e 10 de setembro, a Bienal do Livro Rio 2023 comemora os seus 40 anos com diversos convidados, entre eles, a presidente da Planetapontocom, Silvana Gontijo, que lança a série de livros da Turma do Planeta. Na Bienal, Silvana participa de sessão de autógrafos na terça-feira (05) e na quinta-feira (07), às 14 horas, no estande do Grupo Autêntica, no pavilhão verde do Riocentro. Além disso, a autora estará presente no estande da Secretaria Municipal de Educação (SME), na terça-feira (05) , a partir das 18h30, no pavilhão laranja.

A série de livros Turma do Planeta foi criada para inspirar mestres e estudantes a promover o debate ambiental. Na série, a autora dá impulso ao projeto “Este Rio é Meu”, da OSCIP Planentapontocom, cujo objetivo é auxiliar as escolas participantes a recuperar e preservar o rio mais próximo a elas. O projeto já colhe frutos, como os casos da despoluição do rio Carioca e da a Lei Municipal 6.535, que passou a se chamar “Esse Rio é Meu”, que determina que todas as escolas do município do Rio de Janeiro trabalhem pela recuperação do rio mais próximo a elas. Portanto, o programa se transformou em política pública de preservação dos rios e lagoas da cidade
 

“A Turma do Planeta é mais uma ferramenta educativa, para conscientizar crianças e seus pais sobre a importância da preservação e como a educação é peça fundamental para transformar a sociedade. Poder estar em mais uma Bienal, com esse lançamento tão especial, só reforça o compromisso do planetapontocom em trabalhar pela educação com e por meio de causas”, defende Silvana Gontijo.
 

Sobre os livros

Formada por seis livros, a série traz personagens que representam a diversidade humana, bem como a pluralidade étnico-cultural e racial brasileiras. Em Como tudo começou, livro que dá início à jornada da Turma do Planeta, os personagens descobrem o mundo mágico da Floresta do Beija-Flor Azul, onde aprendem a viajar no tempo através da música. Já em O enigma do trocano, segundo volume da série, a turma faz uma viagem no tempo que muda tudo que eles pensavam saber sobre os povos originários do Brasil e sobre como sentir os sons. No terceiro volume da série, o Sonhando acordado, os personagens resolvem investigar mais sobre o passado do rio Carioca, abrigado pela Floresta do Beija-Flor Azul e acabam voltando no tempo onde veem de perto, como os portugueses não foram bons para os indígenas brasileiros.

Em Agitando a galera, quarto volume da série, o tema abordado é o desequilíbrio ambiental provocado pela poluição. Já em Nas águas do tempoo quinto volume da série, a turma decide embarcar em uma nova aventura para desvendar os mistérios por trás da poluição do rio Carioca. Finalizando a série, o livro Um rio que canta e encanta,os jovens se veem correndo contra o tempo para interromper a poluição que ameaça o rio Carioca. Enfrentando obstáculos aparentemente intransponíveis, eles descobrem que a força da amizade e o poder da ação coletiva podem superar qualquer desafio.

Sobre a autora

Nascida em Belo Horizonte, Silvana Gontijo é escritora, diretora de arte, desenhista industrial, jornalista e roteirista. Quando era criança, vivia em contato com a natureza e com a arte brasileira, o que a levou a descobrir sua vocação: transmitir à juventude a importância da nossa cultura, assim como as histórias, os mitos e a música.

Está à frente do Planetapontocom, uma organização que busca soluções para a educação de crianças e jovens por meio de propostas pedagógicas inovadoras. Pela Editora Yellowfante, publicou os livros Como tudo começou e O enigma do trocano, ambos parte do projeto Turma do Planeta. Utilizando-se de diferentes suportes, a escritora criou, além das aventuras literárias, objetos de ensino e aprendizagem em forma de games e livros.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca