Nesta segunda-feira (18/09), foi registrada a temperatura mais alta do inverno, até o momento. De acordo com o Sistema Alerta Rio, os termômetros chegaram a 41°C no bairro de Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro. O recorde anterior da estação foi de 40,0°C dia 24 de agosto em Irajá também.
“O calor deve permanecer nos próximos dias, pelo menos até sexta-feira. Na quarta-feira, a gente tem um ligeiro declínio da temperatura, por conta da atuação de ventos úmidos vindos do oceano. A temperatura cairá um pouco, mas continuará quente. Teremos registros acima dos 35° C ao longo da semana. Existe uma massa de ar quente atuando em boa parte do país e influenciando o tempo aqui na cidade do Rio também. Quanto mais longe do litoral, mais longe ficamos do efeito de brisa, com isso, os bairros das zonas Norte e Oeste são mais quentes. Em relação ao fenômeno El Niño, ele é de grande escala e influencia a América do Sul e a região Sudeste, onde o Rio de Janeiro se encontra, deixando as temperaturas acima da média”, explica Raquel Franco, meteorologista chefe do Alerta Rio.
Nesta terça-feira (19/09) o tempo permanecerá estável, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados. Destaca-se que no período da tarde de terça-feira (19/09) e sexta-feira (22/09) a umidade relativa do ar poderá atingir valores entre 21% e 30%, considerados índices de atenção segundo a Organização Mundial da Saúde.
Para se proteger do calor intenso, basta seguir as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, manter-se bastante hidratado, evitar atividades ao ar livre, passar protetor solar, usar roupas leves, entre outros.