O senador Fabiano Contarato (PT-ES)e a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP)foram eleitos por votação popular na internet como os melhores parlamentares do Congresso Nacional. O anúncio foi feito na noite desta quinta (21), em cerimônia do Prêmio Congresso em Focoque,desde 2006, apresenta os que mais se destacam na defesa dos interesses da população. Somente na categoria da internet, foram premiados os 25 mais votados na Câmara e os 15 mais votados no Senado, além dos 5 primeiros colocados regionais. Ao todo, foram premiados 127 parlamentares.
Jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso Nacional e um júri especializado elegeram Eliziane Gama (PSD-MA) como a melhor parlamentar do Senado Federal. Para a Câmara dos Deputados, a imprensa também escolheu Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Na avaliação do júri especializado, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, foi apontado como o melhor da Câmara. Os jornalistas elegeram cinco deputados e seis senadores – houve empate na quinta colocação – e, o júri especializado, 10 deputados e cinco senadores.
Pela primeira vez, os representantes mais bem avaliados pelo público em cada uma das cinco regiões do país também foram premiados. Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Erika Kokay (PT-DF) venceram no Centro-Oeste, Humberto Costa (PT-PE) e Túlio Gadêlha (Rede-PE), no Nordeste, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Duda Ramos (MDB-RR), no Norte, e, no Sul, Paulo Paim (PT-RS) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Vencedores da premiação nacional, Fabiano Contarato (PT-ES) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) levaram o prêmio no Sudeste. Também foram premiados o terceiro, o quarto e o quinto mais votado por região em cada Casa.
Defesa do Meio Ambiente e da Educação
O deputado Nilto Tatto (PT-SP) venceu a categoria “Defesa do Clima e Sustentabilidade”, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e a deputada Dandara (PT-MG), pelo envolvimento com a pauta educacional. Ela foi a primeira colocada na categoria “Defesa da Educação”, promovida pelo Todos pela Educação.
As categorias foram votadas pelo júri especializado, formado por representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora.
Ao todo, 188 parlamentares concorreram na categoria “Defesa da Educação” e na relacionada ao meio ambiente, 146. Para cada categoria especial, o júri premiou cinco parlamentares.
Fiscalização da votação
A votação popular pela internet das categorias principais “Melhores do Senado” e “Melhores da Câmara”, assim como dos parlamentares por região, foi realizada entre 7 e 31 de agosto, e contou com auditoria interna e externa, essa a cargo da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Regras para a participação de parlamentares
Deputados e senadores que respondem por acusações criminais (ação penal ou inquérito) perante o Judiciário não puderam participar do Prêmio Congresso em Foco. Também não participam aqueles que estejam respondendo a processos de improbidade administrativa.
Ficaram de fora da competição, ainda, os que tenham feito apologia a tortura, a violência ou atentado contra o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais, por meio de atos ou palavras. Os parlamentares que estão no cargo há menos de 60 dias também não podem participar.