No próximo dia 6 de outubro, em comemoração à 3ª edição do Dia do Cinema Espanhol, o Instituto Cervantes, em Botafogo, exibirá o filme “Embrujo”, dirigido por Carlos Serrano de Osma e estrelado por Lola Flores e Manolo Caracol, duas referências da música e da dança flamenca. Visto a partir da perspectiva atual, é uma joia cinematográfica e testemunho de um momento em que uma das raízes folclóricas mais ardentes do século XX – o flamenco – conseguiu se expressar através do cinema, meio predominante na época.
Além disso, o filme marca a comemoração do centenário do nascimento da grandiosa Lola Flores, que depois deste filme teve uma carreira frenética no cinema popular espanhol e em diversos espetáculos cênicos, e posteriormente na televisão, tornando-se um verdadeiro mito da cultura espanhola. Após a exibição do filme, haverá um debate com o professor argentino Maximiliano Loschiavo.
Longe de ser um filme associado às comédias espanholas da época, a equipe por trás da produtora Boga optou por uma abordagem de realização e uma proposta estética que dialogavam com a visualidade do expressionismo cinematográfico, por meio de uma encenação e montagem ancoradas na melhor vanguarda do cinema europeu do início do século. Trata-se, portanto, de uma raridade que cruza a expressão mais revolucionária do flamenco cênico com um cinema de pretensões inovadoras e disruptivas, que teve uma recepção controversa junto ao público da época, cujas expectativas estavam direcionadas a um cinema mais convencional.
Sobre o Dia do Cinema Espanhol
O Dia do Cinema Espanhol presta homenagem e resgata o patrimônio cinematográfico do país através da recuperação de obras especialmente importantes devido à sua conexão com as diferentes audiências de cada momento. Um dos seus propósitos é também apresentar filmes cuja singularidade lhes confere um lugar de destaque no cinema.
Sinopse
Lola é um ícone da dança flamenca que vive seus dias de velhice. Ao participar de uma homenagem que lhe é oferecida e, enquanto observa uma jovem dançar, relembra o início de sua trajetória e seu sucesso como estrela do flamenco. Em seus primeiros dias no teatro, trabalhando em shows variados, conhece Manolo, um cantor que logo se apaixona por ela. Dono de um senso estético apurado, ele propõe à então jovem Lola que desenvolvam números juntos, com ele cantando e ela dançando. Não demora muito até que eles comecem a colher o sucesso da parceria. Manolo fica cada vez mais obcecado por Lola, que por sua vez não corresponde a seus sentimentos. Lola decide embarcar em uma carreira solo por diferentes países, mas não consegue esquecer Manolo, que, abandonado por ela, entra em um processo de autodestruição.
Ficha técnica
Filme: Embrujo
Elenco: Lola Flores e Manolo Caracol
Direção: Carlos Serrano de Osma
Ano: 1947
Duração: 71 minutos
Gênero: ficção
País: Espanha
Versão original: espanhol
Classificação: 16 anos
Legendado em português do Brasil
Serviço
Exibição filme “Embrujo”, em comemoração ao Dia do Cinema Espanhol (dentro da programação do Festival do Rio)
Data: 6 de outubro
Horário: 19h30
Debate com o professor Maximiliano Loschiavo após a exibição
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo
Entrada gratuita pelo Sympla