O Que Está Acontecendo:
- O Hamas lançou uma barragem de foguetes contra Israel, atingindo o centro do país, incluindo Tel Aviv.
- Os ataques também incluíram o assalto a 22 comunidades israelenses no sul.
- O exército israelense admitiu que houve centenas de mortos e feridos.
- Yossi Verter, do The Washington Post, disse que Israel foi humilhado e derrotado pelo Hamas.
O jornal americano The Washington Post confirmou que a Operação Al-Aqsa Flood, lançada pelo Hamas na madrugada de sábado, surpreendeu o exército e os serviços de inteligência israelenses, levantando acusações amargas após meses de advertências de autoridades de segurança sobre a deterioração da capacidade de dissuasão do país.
O jornal disse que o Hamas lançou uma barragem de foguetes sem precedentes contra Israel, atingindo o centro do país, incluindo Tel Aviv. Os ataques também incluíram o assalto a 22 comunidades israelenses no sul, algumas das quais permaneceram sitiadas na noite de sábado.
O porta-voz do exército israelense admitiu que houve centenas de mortos e feridos entre as fileiras do exército e dos colonos, além da captura de vários soldados.
O jornal americano Yossi Verter escreveu que Israel foi humilhado e derrotado pelo Hamas. Ele disse que, mesmo que Gaza seja destruída, isso não será suficiente para compensar a falha de segurança mais grave desde a Guerra do Yom Kippur em 1973.
A operação do Hamas é um golpe significativo para Israel, que já estava sob pressão internacional por causa de sua política de ocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. O conflito pode levar a uma escalada regional, com o Hezbollah, o grupo militante xiita libanês, potencialmente se juntando ao Hamas.