Marcelo D2 apresenta projeto gratuito unindo artes visuais, gastronomia, música, moda e oficinas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador

Diário Carioca
Marcelo D2 e Luiza Machado - Ocupação IBORU - Crédito: Caiano Midam

Mais uma página do multiverso “IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”, começa a ser escrita. Dando sequência aos lançamentos do projeto criado e produzido por Marcelo D2 e Luiza Machado, será inaugurada no Rio de Janeiro a OCUPAÇÃO IBORU, uma experiência imersiva do novo samba tradicional, unindo arte, música, moda, gastronomia de terreiro, exibição do filme IBORU e oficinas (talks). O projeto, que conta com curadoria do casal, acontece a partir do dia 30/09, no Centro da Cidade, e em outubro e novembro segue para São Paulo e Salvador, respectivamente.
 

A exemplo do disco homônimo, lançado em junho deste ano, aclamado pelo público e crítica, e do filme com produção e direção de Marcelo D2 e Luiza Machado, a ocupação apresenta exposição coletiva que convida o público a entrar no multiverso IBORU, que reúne samba, rap, cinema, artes plásticas, moda, ancestralidade e fé.

De quarta a sábado o prédio de três andares, localizado na Rua Sete de Setembro, nº43, vai abrigar obras inéditas de 8 artistas plásticos, que se inspiraram no universo IBORU, englobando diversas técnicas como pintura a óleo, pintura digital e instalações. São eles: Ilustrablack, Calvet, Heloísa Hariadne, Ana Paula Sirino, Apolo Torres, Manuela Navas, Yedda Affini e De Saturno.

Um dos destaques da coletiva será a réplica do estúdio criativo de Marcelo D2, localizado no 2º andar do espaço. Estará exposta também a cozinha utilizada no cenário de gravação do filme “IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”, lançado em agosto. A cenografia da exposição é assinada pelo artista plástico Sérgio Marimba. Marcelo D2 e Luiza Machado irão realizar visitas-guiadas ao longo da ocupação, que terá ainda uma sala de cinema para a exibição do filme codirigido pelo casal. O projeto inclui ainda uma programação musical acompanhada pelo paredão de som Jack Daniel’s.

A gastronomia, inspirada em comida de terreiro e oferendas para os Orixás, ficará por conta do Agô, Bar da Encruza. Os bares do evento terão assinatura das marcas Jack Daniels e Budweiser, patrocinadoras do projeto. As oficinas de conversa serão apresentadas pela Vivo.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca