A Orquestra Jovem da Guanabara irá se apresentar, gratuitamente, nos dias 15 e 29 de outubro, às 18h, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O grupo, formado por 40 jovens entre 7 e 17 anos, é uma extensão da Escola de Música e Cidadania, projeto social da Agência do Bem com patrocínio da Petrobras, que tem como objetivo promover a inclusão social de crianças de baixa renda por meio do ensino musical combinado com atividades interdisciplinares sobre direitos humanos.
Com o tema “Cinema e Direitos Humanos em Todos os Cantos”, o concerto terá no repertório trilhas sonoras de filmes populares, como Harry Potter, Os Vingadores, Missão Impossível e A Bela e a Fera. “Esta apresentação tem um valor muito especial, pois os integrantes tiveram a oportunidade de escolher as músicas. Assim, eles e seus responsáveis poderão tocar e assistir, respectivamente, a um repertório que normalmente é apreciado apenas em concertos de orquestras profissionais”, afirma o maestro da Jovem da Guanabara, Henrique Machado.
Para a aluna Giovanna Ferreira, que toca viola de arco, fazer parte do grupo é uma grande honra. “Nunca passou pela minha cabeça participar de uma orquestra, mas, assim que abriram as audições, participei e consegui ser aprovada. Para esse concerto, espero poder mostrar no palco tudo que aprendi junto com os meus amigos. Vou dar meu melhor e tentar me divertir”, conta a jovem.
Processo de audição
Para integrar a Orquestra Jovem da Guanabara, os alunos passam por um processo de audição e são selecionados de acordo com as habilidades nos instrumentos violino, viola, violoncelo, trompete, trompa, trombone e tuba. Os ensaios do grupo acontecem duas vezes na semana, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, e os músicos mirins, além de receberem todo o suporte para se desenvolver profissionalmente, também ganham bolsa-auxílio e figurinos de gala para as apresentações.
Escola de Música e Cidadania
Desde 2022, a Escola de Música e Cidadania conta com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, como resultado da aprovação do projeto na seleção pública do Programa Socioambiental. Com o patrocínio, foram abertos oito novos polos em municípios do entorno da Baía de Guanabara, beneficiando a população de baixa renda de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Atualmente, a iniciativa conta com 28 polos localizados em seis estados brasileiros e em Braga, Portugal.
Serviço
Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara
Datas: 15 e 29 de outubro
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Rua Dias da Cruz, 170 – Méier)
Horário: 18h
Entrada gratuita