O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, compartilhou na última terça-feira (17) uma postagem do cartunista Carlos Latuff que classifica apoiadores de Israel como “idiotas”.
A mensagem compartilhada por Doyle é de autoria de Latuff, que já foi considerado pelo Centro Simon Wiesenthal um dos dez mais antissemitas do mundo. Em postagem na terça na rede social X, ex-Twitter, Latuff escreveu: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante“.
Questionado pelo Estadão, Doyle alegou que defende a existência de Israel e de um Estado palestino, bem como a coexistência pacífica entre os dois povos. No entanto, ele não condenou a postagem de Latuff, que equipara apoiadores de Israel a um grupo terrorista.
“Condeno a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis praticada por qualquer um dos lados. Isso significa que, em relação aos fatos recentes, condeno tanto o Hamas quanto o governo de Israel“, afirmou Doyle.
Doyle disse ainda que apoia “totalmente a posição do presidente Lula” de “manter uma postura neutra”.