As forças de segurança do Rio de Janeiro apreenderam um recorde de 4.980 armas de fogo entre janeiro e setembro deste ano, o que representa uma média de 18 armas por dia. O número é 27% maior do que no mesmo período de 2022.
Também houve redução nos crimes contra a vida, contra o patrimônio e nos roubos de veículos. Em setembro, foram registrados 330 homicídios, uma queda de 8% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a redução é de 2%.
Os roubos de carga também tiveram queda de 49% em setembro, com 178 casos registrados. No acumulado do ano, a redução é de 12%.
Os roubos de rua tiveram queda de 20% em setembro, com 4.221 casos registrados. No acumulado do ano, a redução é de 18%.
O roubo de veículos também teve queda de 22% em setembro, com 1.710 casos registrados. No acumulado do ano, a redução é de 9%.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que os dados mostram que a política de segurança do estado está no caminho certo.
“Reduzimos os crimes contra a vida, contra o patrimônio e, somando os nove primeiros meses do ano, tivemos o maior número de fuzis apreendidos nos últimos 16 anos. Nossa política de segurança atua fortemente para prender lideranças e fazer uma asfixia financeira das organizações criminosas. As nossas polícias são competentes, preparadas e equipadas para isso”, afirmou.