O Irã enviou 60 toneladas de ajuda humanitária ao Egito para serem transferidas para a Faixa de Gaza através da passagem de fronteira de Rafah, informa a Agência Anadolu.
A remessa de ajuda incluiu alimentos, suprimentos médicos e medicamentos, de acordo com a televisão estatal iraniana na sexta-feira.
A ajuda foi enviada do aeroporto de Teerã para o Egito em coordenação com a Sociedade do Crescente Vermelho Iraniano.
Hoje cedo, um comboio humanitário, composto por 20 caminhões, começou a entrar na Faixa de Gaza pelo lado egípcio da passagem de Rafah, o primeiro desde o início do conflito armado entre Israel e o grupo palestino Hamas, em 7 de outubro.
O conflito em Gaza, sob bombardeio e bloqueio israelense desde 7 de outubro, começou quando o Hamas deu início à Operação Al-Aqsa Flood, um ataque surpresa em várias frentes que incluiu uma barragem de lançamentos de foguetes e infiltrações em Israel por terra, mar e ar. O Hamas afirmou que a incursão foi uma retaliação à invasão da Mesquita de Al-Aqsa e à crescente violência dos colonos israelenses.
Em seguida, o exército israelense lançou a Operação Espadas de Ferro contra alvos do Hamas na Faixa de Gaza.
Gaza está passando por uma terrível crise humanitária, sem eletricidade e com falta de água, alimentos, combustível e suprimentos médicos.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu um “cessar-fogo humanitário imediato” para aliviar o “sofrimento humano épico”.
Pelo menos 4.137 palestinos, incluindo 1.524 crianças e 1.000 mulheres, foram mortos em ataques israelenses em Gaza, enquanto o número é de mais de 1.400 pessoas em Israel.