O número de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro preocupa as autoridades, que acendem um alerta para o verão, período em que a doença pode se espalhar mais facilmente. Até o momento, foram registrados 39.369 casos em todo o estado, um aumento de mais de 400% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na capital fluminense, o número de casos também é preocupante. Foram registrados 18.120 casos, o maior valor anual desde 2016. Foram confirmadas quatro mortes em decorrência da doença.
A Secretaria de Estado de Saúde diz que vem monitorando a situação e que discute as melhores formas de combate à doença em todo o Rio de Janeiro. A prefeitura do Rio também está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.
O Ministério da Saúde orienta que a população procure o serviço de saúde mais próximo da residência assim que surgirem os primeiros sintomas de dengue. Para combater a proliferação do mosquito e a doença, é necessário eliminar todo local de água parada, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos