A equipe feminina de ginástica artística do Brasil conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, na noite deste domingo (22).
A equipe formada por Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares, Carolyne Pedro e Rebeca Andrade igualou o melhor resultado do Brasil na história da prova, que havia sido alcançado nos Jogos do Rio de Janeiro, no ano de 2007.
A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos, que somaram 165,196 pontos. O Canadá ficou com o bronze, com 154,230 pontos.
Rebeca Andrade, que estreava em Jogos Pan-Americanos, ficou de fora do aparelho do solo, preservando o joelho, e avançou às finais nos outros três aparelhos, com a melhor média no salto e em segundo nas barras assimétricas e na trave.
Os grandes detalhes que acabaram deixando o Brasil com a prata foram as falhas de Jade Barbosa e de Carolyne Pedro na apresentação das barras assimétricas. Flávia Saraiva se garantiu em quatro finais individuais: solo, barras assimétricas, individual geral (que soma as notas dos quatro aparelhos) e trave. Jade Barbosa está na decisão do individual geral. Júlia Soares ainda conseguiu a vaga na final do solo.