Criminosos da Zona Oeste do Rio de Janeiro atearam fogo em ônibus, articulados do BRT e em veículos de passeio na tarde desta segunda-feira (23), em retaliação à morte de Matheus da Silva Rezende, sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o “Zinho”.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em ESTÁGIO DE MOBILIZAÇÃO às 16h50 desta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023, devido aos ataques contra ônibus na região da Zona Oeste da cidade.
Situação atual:
Veículos foram incendiados em diversas vias da Zona Oeste do Rio. Diante disso, há impactos em vários bairros daquela área. O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Recomendações:
– Siga sua rotina, mas fique atento;
– Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
– Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios);
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil)
O Que aconteceu na Zona Oeste do Rio de Janeiro
Matheus morreu após confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde desta segunda-feira (23).
De acordo com o Rio Ônibus, até às 17h50 eram 30 ônibus incendiados, sendo 16 de frotas municipais, cinco BRTs e outros de turismo e fretamento. Carros de passeio e barricadas também estão sendo incendiados.
Os incêndios tiveram início por volta das 15h e causam reflexos em diversos bairros da Zona Oeste. A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização, às 16h50, por conta dos ataques.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão no local para conter os incêndios e garantir a segurança da população.