Governo do Rio de Janeiro e ONU-Habitat lançam parceria para promover sustentabilidade

Diário Carioca
Petrópolis, na Região Serrana, é uma das cidades que estarão contempladas por resultados de resiliência urbana e climática. Foto: © Leonardo Shinagawa/Flickr.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançaram nesta terça-feira (24) a parceria Rio Inclusivo e Resiliente. A iniciativa prevê ações com os 92 municípios do estado para promover a sustentabilidade.

As ações previstas incluem:

  • Fortalecimento da resiliência urbana e climática: o projeto irá apoiar os municípios a desenvolver estratégias para se adaptar às mudanças climáticas e reduzir os riscos de desastres naturais.
  • Melhoria da capacidade de formulação de políticas públicas: o projeto irá apoiar os municípios a desenvolver políticas públicas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
  • Capacitação de comunidades: o projeto irá apoiar a capacitação de comunidades para que possam participar da construção de cidades mais sustentáveis.

A parceria terá duração de 40 meses e será financiada pelo Fundo Global para Habitação Urbana (GFUH).

Citações:

  • “As cidades do Rio de Janeiro têm em comum diversos desafios que dificultam o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, disse Rayne Ferretti Moraes, oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil e coordenadora do escritório para Brasil e Cone Sul. “Com essa parceria, vamos ajudar as prefeituras a estarem mais preparadas para enfrentar os desafios urbanos e climáticos, criando estratégias de resiliência baseadas em dados e envolvendo a população em ações para que, juntos, os municípios cheguem a um estado mais sustentável”.
  • “Temos desenvolvido uma série de políticas públicas consonantes com as proposições globais e, sobretudo, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU”, disse Thiago Pampolha, vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. “Iniciativas como o Rio Inclusivo e Sustentável reforçam parcerias em prol do desenvolvimento sustentável, promovem a integração entre as cidades, além de fomentar a elaboração de soluções para os desafios ambientais – todos essenciais para o avanço da Agenda 2030”.

Conclusão:

A parceria Rio Inclusivo e Resiliente é uma importante iniciativa para promover a sustentabilidade no estado do Rio de Janeiro. O projeto irá apoiar os municípios a desenvolver ações para enfrentar os desafios urbanos e climáticos, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca