Rio de Janeiro tem 38 organismos de políticas para mulheres, mas ainda há muito a avançar

Diário Carioca
atendimento à mulher no Rio de Janeiro - Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Crescimento nas políticas para mulheres

Uma pesquisa da Secretaria Estadual da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) mostra que o estado tem 38 organismos de políticas para mulheres (OPM), o que representa um crescimento de 52,17% nos últimos 10 anos. O raio X inédito da rede de atendimento a mulheres no estado do Rio de Janeiro teve resposta de 75 dos 92 municípios.

Canal do DC – Diário Carioca no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, horóscopo, entretenimento e mais

Desafios ainda presentes

Apesar do crescimento, a pesquisa mostra que ainda há desafios a serem superados. Os principais problemas enfrentados pelas mulheres no estado são desemprego (74,3%), dificuldade no acesso à capacitação profissional (71,4%) e baixa escolaridade (51,4%).

Leia Também

    Ações para enfrentar os desafios

    A secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, disse que a ideia é fomentar a criação de secretarias municipais da Mulher. “Precisamos levar essa política para o primeiro escalão dos governos. O caminho é árduo. Os dados não são animadores. É a realidade da mulher, com dupla ou tripla jornada. Ainda tem que melhorar muito”, afirmou.

    Conclusão da pesquisa

    A pesquisa concluiu que há uma relação direta entre a existência de organismos de políticas para Mulheres – OPM nas estruturas governamentais municipais e estadual e a capacidade de articulação e fortalecimento de políticas públicas para mulheres nos municípios.

    Cobertura do DC – Diário Carioca

    Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Jornal DC – Diário Carioca nas redes sociais. Você pode acompanhar as últimas notícias do Rio de Janeiro, Brasil e Mundo pelo  Twitter, Facebook, Instagram e no YouTube.

    Share This Article
    Follow:
    Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca