O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta quarta-feira (1º), o nome do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) como seu pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. A decisão ocorre menos de duas semanas após a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação para investigar crimes de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Bolsonaro.
A revelação ocorreu durante o 1º Congresso Harpia Brasil, realizado em Goiânia (GO) no dia 27 de outubro, onde Bolsonaro afirmou: “Ramagem, a princípio, é o nosso candidato no Rio de Janeiro“.
Nesta quarta-feira, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, oficializou a escolha de Ramagem para a disputa. Valdemar ressaltou que a decisão foi tomada com o apoio do governador do Estado, Cláudio Castro (PL).
O anúncio da pré-candidatura de Ramagem surge no dia seguinte à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou Bolsonaro e Walter Braga Netto, considerado o favorito para a disputa na capital fluminense, por abuso de poder político e econômico, bem como conduta vedada durante as comemorações do Bicentenário da Independência durante a campanha eleitoral de 2022, por uma votação de 5 votos a 2. O TSE tornou os dois inelegíveis por oito anos.