Fitur, em Madri; Travel & Adventure Show, em Los Angeles; BTL, em Lisboa; e ITB, em Berlim (Alemanha). A Embratur publicou, nesta sexta-feira (3), o edital de inscrições dessas quatro feiras internacionais em que a Agência irá montar estande no primeiro trimestre de 2024. Poderão participar organizações dos setores público e privado, conforme as categorias descritas no edital. Com a nova seleção de coexpositores, a Agência confirma sua estratégia de qualificação dos critérios de participação nas feiras ao incorporar novos parâmetros de pontuação para garantir a apresentação de novos produtos, sustentabilidade e promoção da diversidade.
Entre as novidades do novo edital, estão a pontuação para os candidatos que ofertarem produtos, serviços ou experiências nos segmentos prioritários para a promoção nestes mercados: natureza, ecoturismo e aventura, sol e praia, cultura, artes e literatura, gastronomia, afroturismo e povos indígenas. Também pontuam destinos que possuem sítios chancelados pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural ou Cultural, ou Cidades Criativas ou Geoparques. Por fim, há ainda a qualificação dos produtos, serviços ou experiências “que promovam e fortaleçam a diversidade, ou seja, públicos LGBT+, PCD (Pessoa com Deficiência) e sênior (+60)”.
A Embratur manteve a estratégia de reposicionamento do Brasil no exterior como um país com responsabilidade climática. Conforme já havia sido estabelecido no edital anterior, serão pontuados os coexpositores que apresentarem ao menos uma certificação, premiação, reconhecimento oficial ou assinatura de acordo ou declaração internacional com compromissos de sustentabilidade. Pontuarão também aqueles que adotam medidas de ações climáticas, como compensação de carbono, quem possuir programa próprio de ESG, ou de sustentabilidade vinculado à Agenda 2030 da ONU.
“A Embratur atua para apresentar tudo que a gente tem de melhor do Brasil para o mundo, e as feiras internacionais são parte central de nossa atuação. Atualizar os critérios de seleção das feiras é uma maneira transparente e objetiva de qualificar o Brasil que a gente promove para o mundo, aumentando nossa competitividade internacional. Desde o início de nossa gestão, temos sido enfáticos de que o Brasil que queremos construir com o turismo é sustentável, combate o racismo e valoriza a nossa diversidade cultural, e isso passa pela diversificação dos nossos destinos”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Temos atuado com muita transparência e permanente diálogo com todos os nossos parceiros na promoção do turismo brasileiro. Esse edital é mais um importante passo na direção de promovermos internacionalmente os produtos mais competitivos de nosso país de acordo com cada perfil de mercado. Nós temos no Brasil o que o mundo quer: experiências autênticas, cultura, gastronomia, natureza e, principalmente, saber que seu consumo no turismo gera um impacto positivo no planeta. A sustentabilidade hoje é critério classificatório para as feiras internacionais e nosso planejamento é de caminharmos para que passe a ser eliminatório”, indica Jaqueline Gil, Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.
Sistema de inscrição e acompanhamento
Uma das novidades que acompanham o novo edital é o inovador Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais (SIEI). Desenvolvido em parceria estratégica com a renomada Sales Force, o sistema promete simplificar e aprimorar o processo de seleção de coexpositores brasileiros, para participação nos estandes do Brasil/Embratur em eventos internacionais.
Eventos
Estão abertas as inscrições para as feiras multiprodutos Fitur, que será realizada em Madri (Espanha) entre os dias 24/01 a 28/01; a Travel & Adventure Show, em Los Angeles (Estados Unidos), entre 03/02 e 04/02; a BTL, em Lisboa (Portugal), entre 28/02 e 03/03 e a ITB, em Berlim (Alemanha), entre 05/03 a 07/03.
Prazos de inscrição
Os interessados devem acessar o Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais da Embratur, selecionar o evento em que deseja se inscrever, e selecionar sua categoria conforme consta no Edital de Chamamento Público. O prazo de recebimento de inscrições começa neste dia 3 e vai até o dia 15 de novembro. Os resultados da seleção serão divulgados em dias sequências: Fitur – 4/12, T&AS – 5/12, BTL – 6/12 e ITB – 7/12. A participação do coexpositor confirmado nos estandes do Brasil será isenta de pagamento, mediante outras responsabilidades assumidas.