O presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Dr. Marcos Paulo, oficiou nesta sexta-feira (10/01) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Fundação Parque e Jardins, Secretaria de Conservação e Subprefeitura da Zona Sul para pedir explicações sobre o corte do fornecimento de água ao Parque Guinle por parte da concessionária Águas do Rio.
A interrupção do abastecimento pode prejudicar a oxigenação do lago e causar mortandade de peixes, além de prejudicar a disponibilidade de água fresca para os demais animais. O vereador Dr. Marcos Paulo cobra o retorno imediato do fornecimento de água pela concessionária Águas do Rio:
“Cortar o abastecimento de água prejudica a fauna do parque é terrível, cortar durante uma onda de calor que estamos enfrentando é mais absurdo ainda. Podendo configurar maus-tratos aos animais. Os animais como patos e cisnes, símbolos da cidade, ficam sem água fresca e os peixes do lago correm risco de ter oxigenação do seu habitat prejudicada”, afirma o vereador Dr. Marcos Paulo.
A denúncia do corte de água chegou ao gabinete através da adotante do parque, Claudia Lustosa, na tarde desta sexta, após ela não conseguir explicações sobre o porque cortaram água e nenhum retorno da Prefeitura.