Idealizado por Susi Sielski Cantarino, o projeto “Do Lixo ao Luxo”, que conta com o patrocínio da Secretaria do Meio Ambiente, teve sua primeira etapa com oficinas para crianças e adolescentes da Fundação Darcy Vargas no MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira), sendo concluído com um grande evento na Galeria Metara, no dia 22.
“”Do Lixo ao Luxo’” é um projeto-modelo embrionário que dentro em breve deverá ter um alcance mais abrangente. Nossa proposta é fazer acontecer, num futuro próximo, em outros locais, envolvendo pessoas atuantes na área da sustentabilidade e do meio ambiente, com a ‘adoção’ de crianças por designers e pintores que, juntos, irão confeccionar suas próprias lixeiras”, afirma Susi Cantarino.
Tudo começou quando Susi, que além de artista é também proprietária do espaço, pensou em transformar o lixo descartado no entorno da Gamboa em algo que pudesse ser usado em prol da conscientização pelo cuidado com o meio ambiente. Foi assim que surgiu a ideia de promover oficinas de restauração e arte em parceria com o MUHCAB, localizado na vizinhança. Susi reuniu cerca de 80 molduras que seriam descartadas pela Metara para serem transformadas em arte por crianças e adolescentes, instruídos a criar sua própria caixa de lixo usando o material, incrementando com pinturas e colagens, e motivando o aprendizado de marcenaria.