Quilombos da Região dos Lagos promovem eventos sobre Dia da Consciência Negra

Diário Carioca
Foto: Reprodução

Região dos Lagos (RJ), 16 de novembro de 2023 – Entre os dias 18 e 26 de novembro, a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, será palco de vários eventos quilombolas em celebração ao Dia da Consciência Negra. As comunidades são participantes do QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), iniciativa conduzida pela Shell Brasil, que é condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região.

A programação inclui rodas de conversa, debates, atividades culturais e gastronômicas como desfile de Moda, Feijoada Quilombola e Oficinas. O evento destaca a importância de manter viva as raízes, e celebra um ambiente de valorização da história e o respeito às expressões culturais quilombolas. Confira a programação completa abaixo:

Búzios – Quilombo Baía Formosa e Quilombo da Rasa

Data: 18/11/2023
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Terra da “Família Expulsa” – Av. Elídio Gonçalves, s/n, Armação dos Búzios/RJ

Sob o tema “A luta do movimento quilombola por direitos”, a Associação dos Remanescentes do Quilombo Baía Formosa promoverá um evento que busca integrar a comunidade com o território, compartilhar a história de luta do quilombo, criar um ambiente de aprendizado e abordar questões sociais cruciais, como o combate ao racismo, o empoderamento da juventude negra e questões de gênero.

O evento terá início às 8h30 com a abertura oficial e boas-vindas, seguida pela apresentação da história do Quilombo de Baía Formosa às 8h45. Às 9h30, uma mesa redonda discutirá o racismo e suas consequências, abordando diversas facetas do tema. A partir das 10h45, ocorrerá um debate específico sobre o empoderamento da juventude negra, seguido por um intervalo para o café da manhã às 11h45, com pratos típicos quilombolas. O encerramento está programado para as 12h30, incluindo uma sessão de perguntas e respostas para a participação ativa da comunidade.

Data: 20/11/2023

Horário: 15h às 21h

Local: Ginásio Municipal – Parça Dona Uia (Rua José Bento Ribeiro)

A Associação dos Remanescentes de Quilombo da Rasa apresenta a atividade “Aquilombamento: a luta e resistência pelo território, que tem como objetivo fortalecer e conscientizar a comunidade sobre a importância do Dia da Consciência Negra e do acesso ao território, e a luta pela identidade cultural quilombola.

O evento terá início às 15h com uma abertura, seguida por uma roda de conversa sobre “Aquilombamento” às 15h15. Diversas apresentações culturais, como o Batizado de Bonecas, a capoeira com o Mestre Keke, e a participação do Quilombo Sobara, ocorrerão entre as 16h e as 16h40. O intervalo para lanche será às 17h, seguido por apresentações de dança, teatro e música. O DJ Michael animará o evento às 18h40, e a apresentação do Grupo Lance Maneiro encerrará as atividades das 19h às 21h.

Cabo Frio – Comunidades Preto Forro, BotafogoMaria Joaquina e Maria Romana

Data: 18/11/2023

Horário: 9h30 às 18h30

Local: Sede da Associação – Rua Justiniano de Souza, N10, Cabo Frio/RJ

A Associação Remanescente Quilombola de Maria Joaquina promove um evento educativo sobre antirracismo e representatividade negra. O objetivo é conscientizar a comunidade quilombola sobre diferentes formas de racismo, fornecendo meios de denúncia e promovendo o empoderamento, com ênfase na desconstrução de sistemas racistas e opressores.  

A programação do evento inclui abertura e café da manhã às 9h30, seguidos por uma dinâmica de interação às 10h. Às 10h20, será realizada uma palestra sobre “Educação Antirracista e Representatividade Negra”. O momento de confraternização com feijoada quilombola acontecerá às 12h30. À tarde, haverá uma oficina cultural representando o Quilombo de Rasa às 14h, seguida pela manifestação cultural do Grupo Zambi de Maria Joaquina às 14h30. Um bingo cultural está programado para as 16h, seguido por um show cultural às 16h50. O encerramento do evento será às 18h30.

Data: 25/11/2023
Horário: 8h às 14h
Local: Sede da Associação – Estrada da Agrisa s/n, Angelim

A Associação Remanescentes do Quilombo de Preto Forro realizará o evento “Resgatando Raízes”, que tem como objetivo resgatar a rica cultura quilombola e promover a interação entre os membros da comunidade.

O evento contará com um café da manhã e dinâmica de 8h às 10h para confraternização e resgate de memórias. Das 10h às 11h, uma roda de conversa proporcionará diálogo sobre as raízes da comunidade, seguida de um jogo de queimado para promover a participação e interação. Às 11h, o Grupo AfroNide apresentará contribuições culturais. O almoço às 12h oferecerá mais oportunidades de interação, seguido por uma brincadeira de bingo às 13h.         

Data: 26/11/2023

Horário: 9h às 12h

Local: Salão Social da Comunidade Maria Romana, Estrada do Araçá, Nº 230

A Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana promoverá uma atividade com o intuito de preservar a ancestralidade e história da raiz genealógica de Maria Romana.

A programação da começa com a “Apresentação do Acervo Histórico e Raiz Genealógica” das 9h às 11h, destacando a história e ancestralidade da comunidade. Em seguida, ocorrerá uma “Roda de Conversa” no mesmo horário, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da preservação histórica. O evento encerra com um “Café da Manhã” das 11h às 12h, oferecendo um momento de confraternização com café preparado pelos comunitários, fortalecendo os laços comunitários e culturais.

Data: 26/11/2023
Horário: 9h às 14h
Local: Sede Provisória da Associação Quilombola – Estrada Trimumum nº91

A Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo, em Cabo Frio, realizará a atividade “Conhecendo Nosso Território e Ancestralidade”. Com o objetivo de aumentar o conhecimento da comunidade sobre o território quilombola, a demarcação das áreas, direitos da população e deveres enquanto remanescentes, a iniciativa busca rebuscar nas lutas históricas para a conquista da titulação do território, destacando a importância histórica do Quilombo Botafogo.

Iniciando com a “Abertura com Café da Manhã” às 9h, o evento proporcionará um ambiente de confraternização. Às 10h, acontecerá uma “Roda de Conversa com os Mais Velhos e Juventude,” promovendo um diálogo intergeracional sobre o tema “Quilombo: conhecendo nosso território e ancestralidade.” O “Almoço Feijoada” às 12h oferecerá um momento de refeição e maior interação entre os participantes. A programação encerrará às 14h com uma “Apresentação Cultural e Encerramento,” destacando a contribuição cultural seguida pelo encerramento do evento.

Sobre o QUIPEA

QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é uma condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região. A Shell escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas presentes na área de influência de suas operações. Seu objetivo é dar visibilidade à identidade quilombola e sua ancestralidade, incentivando a participação comunitária em espaços de decisão sobre a gestão de seus territórios. Cerca de 10 mil famílias são atendidas pelas ações do projeto, que tem uma equipe executora composta por 64% de quilombolas dessas comunidades.

Atualmente, as comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Sobara (Araruama – RJ); Maria Romana, Preto Forro; Botafogo, Maria Joaquina (Cabo Frio – RJ); Rasa, Baía Formosa (Armação de Búzios – RJ); Bacurau, Santa Luzia, Machadinha, Mutum e Boa Vista (Quissamã – RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes – RJ); Deserto Feliz e Barrinha (São Francisco de Itabapoana – RJ) ; Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy – ES); Graúna (Itapemirim – ES), todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Sobre a Shell Brasil

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca