A deputada Dani Balbi (PCdoB RJ), de 34 anos, usou sua conta na rede social X para criticar o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que anunciou nesta terça-feira, 21, que solicitou ao secretário Daniel Soranz que prepare proposta para implantar na cidade a internação compulsória de usuários de drogas.
Dani, que será a única mulher na disputa à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024, afirmou que a medida é um retrocesso e que vai atingir somente a população mais pobre e negra.
Balbi também disse que dependentes ricos, não sofrerão com as medidas e seguirão intocáveis.
“Sem palavras para esse absurdo. Sabemos que vai atingir somente a população pobre e preta, os usuários de drogas ricos mesmo que envolvidos em práticas criminosas continuarão intocáveis em suas coberturas. E outra: há um motivo para isso ser crime, há estudos sobre. Retrocesso”, escreveu a deputada em sua resposta a Eduardo Paes.
Dani Balbi foi eleita, este ano, a primeira deputada transexual da história da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), por 65.815 eleitores – o equivalente a 0,76% dos votos válidos no Estado. Deste total, mais de 46 mil votos foram na Capital.