O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (6). José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foi nomeado como interventor da entidade.
O que você precisa saber:
- Ednaldo Rodrigues foi destituído da presidência da CBF pelo TJRJ.
- José Perdiz, presidente do STJD, foi nomeado como interventor da entidade.
- Haverá uma nova eleição em 30 dias.
A votação no TJRJ terminou com três votos a zero pela destituição de Ednaldo Rodrigues. A decisão foi tomada após recurso apresentado pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que contesta a eleição de Rodrigues, realizada em 2021. A ANCF alega que a eleição foi irregular, pois Rodrigues teria recebido votos de clubes que não estavam aptos a votar.
A decisão do TJRJ é uma vitória para a ANCF, que buscava o afastamento de Rodrigues desde a eleição. A entidade alega que a presença de Rodrigues na presidência da CBF prejudica as negociações com a Fifa e com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
José Perdiz, presidente do STJD, terá a missão de conduzir a CBF durante o período de intervenção. Perdiz é um nome respeitado no meio do futebol brasileiro e tem experiência em gestão de entidades esportivas.