Aline Gomes, da Ferroviária, e Luís Suárez, do Grêmio, foram eleitos os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro de 2023, na cerimônia da ESPN Bola de Prata Sportingbet, realizada nesta quinta-feira (7), em São Paulo.
O que você precisa saber:
- Aline Gomes também foi eleita revelação e melhor atacante do Brasileirão.
- Luís Suárez está se despedindo do Brasil para jogar no Inter Miami.
- O Palmeiras foi o time mais premiado, com 10 atletas.
- O Corinthians foi o segundo time mais premiado, com 7 atletas.
Além da Bola de Ouro, Aline Gomes também foi eleita revelação e melhor atacante do Brasileirão. Ela foi a principal jogadora da Ferroviária, que terminou o campeonato em quarto lugar.
Luis Suárez, que está se despedindo do Brasil para jogar no Inter Miami, foi o artilheiro do campeonato, com 20 gols. Ele também foi eleito o melhor atacante.
O Palmeiras foi o time mais premiado, com 10 atletas. Além de Abel Ferreira, o técnico campeão brasileiro, o clube também foi representado por Weverton, Raphael Veiga, Mayke, Murilo, Piquerez, Endrick, Adryelson, Villasanti e Pulgar.
O Corinthians foi o segundo time mais premiado, com 7 atletas. Além de Arthur Elias, o técnico campeão da Libertadores, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista, o clube também foi representado por Kati, Duda Sampaio, Jheniffer, Yasmin, Luana Bertolucci e Vic Albuquerque.
Amanda Gutierres, do Palmeiras, foi a artilheira do Brasileirão feminino, com 14 gols. Ela também foi eleita a melhor jogadora da competição.
Bola de Ouro
A edição deste ano marca os 50 anos do troféu Bola de Ouro, destinado ao melhor jogador e melhor jogadora do Campeonato Brasileiro. O troféu foi criado em 1973, após três edições do Bola de Prata, evento que, na época, era promovido pela Revista Placar.
Ao longo dos anos, a iniciativa consagrou grandes craques e nomes do futebol brasileiro como Zico, que levou o prêmio em 1974 e em 1982 pelo Flamengo. Além dele, também ganharam duas Bolas de Ouro os jogadores Falcão (em 1978 e 1979), Toninho Cerezo (1977 e 1980), o goleiro Roberto Costa (1983 e 1984) e César Sampaio (1990 e 1993).
Outros grandes jogadores que já receberam o troféu foram Neymar (2011), Ronaldinho Gaúcho (2012) e Romário (2000). Desde 2021, o prêmio passou também a contemplar a competição feminina.