Ondas gigantes atingiram a costa da Califórnia, nos Estados Unidos, na quinta-feira (28), causando grandes transtornos.
Ondas com mais de dez metros de altura quebraram nas praias por todo o litoral do estado.
O que você precisa saber:
- Ondas gigantes atingiram a costa da Califórnia, nos EUA.
- Pessoas foram arrastadas e praias foram fechadas.
- Ondas de 12 metros são possíveis ao longo do litoral da Califórnia.
Transtornos
As ondas gigantes causaram grandes transtornos na Califórnia. Praias foram fechadas e pessoas foram arrastadas pela força da água.
Alertas
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu repetidos alertas sobre a gravidade da situação. O escritório da Baía de São Francisco do NWS advertiu em letras maiúsculas: “o oceano não é o seu amigo hoje!”.
Agitação costeira
A agitação costeira foi causada por uma série de tempestades com ventos de força de furacão se formando sobre o Oceano Pacífico, impulsionando grandes ondulações em direção ao estado.
Outros avisos
O NWS enviou outros avisos:
- “Evite rochas, quebra-mares, píeres e outras infraestruturas à beira-mar”.
- “Nunca vire as costas para o oceano!”.
Feridos
Nem todos levaram os avisos a sério e algumas pessoas se feriram. Um vídeo compartilhado várias vezes nas redes sociais mostrou crianças sendo atingidas por uma grande onda. Elas foram atiradas no chão enquanto observavam o avanço na West Cliff Drive em Santa Cruz, cerca de cem quilômetros ao Sul da cidade de San Francisco.
Conclusão
As ondas gigantes que atingiram a costa da Califórnia são um lembrete da força da natureza. É importante estar atento aos avisos meteorológicos e evitar atividades perigosas à beira-mar.