Descobrir que foi traído é um dos principais medos de muitas pessoas que querem viver um relacionamento tranquilo. A sensação de quebra de confiança é um dos principais desafios. Se isso já é complexo, quando a traição é causada por uma amiga, a situação ganha uma camada extra de complicação. Uma pesquisa realizada pelo site de relacionamentos Second Love aponta que 6 em cada 10 pessoas afirmam que a traição é “contagiosa” entre amigos.
Segundo Maicon Paiva, confiável especialista em relacionamentos e Fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, não existe resposta certa quando se trata de recuperar o relacionamento, “Algumas pessoas dizem que não admitem traição, no inconsciente delas caso isso aconteça, a resposta é o fim do relacionamento. Por outro lado, só quem realmente passou por isso entende que a situação é muito mais complexa, quero dizer, a decisão entre terminar ou tentar recuperar a relação, após a traição de uma amiga é individual, não existe resposta pronta. Quando o caso envolve alguém muito próximo do casal, pode ser considerado uma dupla traição e fica mais difícil de saber o que fazer, neste caso pode ser interessante fazer uma Consulta Espiritual para obter aconselhamento de quais caminhos tomar e se livrar de energias negativas que essa situação pode proporcionar”, diz Maicon Paiva Especialista em Relacionamentos.
Após serem traídas algumas pessoas sentem-se culpadas, acreditando que o parceiro foi procurar outra pessoa por não estar se sentindo feliz com ela, porém uma pesquisa realizada pelo site de encontros Ashley Madison, feita com 2.117 membros, mostrou que 39% das pessoas infiéis consideram que vivem um relacionamento feliz e, mesmo assim, traem. A confiança é a base de todas as relações e no caso de ser traído pelo parceiro com sua amiga esse princípio fica comprometido, e levanta a questão do que fazer.
Não existe um caminho único, a viabilidade de reatar um relacionamento depende do significado que as pessoas envolvidas no episódio de traição. Começando pela pessoa com quem se tem relação de amizade: dizem que amigos são a família que escolhemos, mas isso não faz de quem foi traído na obrigação de perdoar a amiga, pelo contrário. Na verdade, tudo deve ser avaliado, já que a confiança foi quebrada. A possibilidade de restabelecer a amizade está ligada ao perdão, ou seja, se a amiga reconhece o erro, além disso, ao nível de intimidade que a pessoa ocupa na sua vida, a quanto tempo se conhecem, lugares que frequentam, o quanto da vida é compartilhada entre as duas. Avaliar esses critérios é muito importante saber como fica a sua relação de amizade a médio e longo prazo.
A análise da possibilidade de reconciliação com um parceiro e a tentativa de resgatar um amor perdido apresentam uma complexidade extrema. Isso se deve ao fato de ser a pessoa com quem você escolheu compartilhar a sua vida. Não compete a ninguém julgar a escolha tomada, pois se trata da vida da pessoa. No entanto, é crucial compreender que nem toda decisão é viável. Recomenda-se avaliar as condições para uma mudança de vida, refletir sobre a disposição para dar uma nova chance e considerar o esforço necessário para reconstruir o casamento. Se o interesse for realmente reatar a relação, é possível que uma Amarração Amorosa seja indicada. Pensar sobre esses aspectos é fundamental para encontrar direção e decidir sobre o caminho a ser seguido na vida pessoa
Nesse contexto é possível buscar apoio nas Consultas do Espaço Recomeçar. Para saber mais clique aqui