Médicos do Rio de Janeiro descobrem caso raro de divertículo gigante do cólon

Diário Carioca
Hospital no Rio identifica caso de doença raríssima, com menos de 200 casos no mundo. — Foto: Divulgação / Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF) – Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Médicos do Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF), no Rio de Janeiro, descobriram um caso raro de divertículo gigante do cólon (DGC). O paciente, um homem de 62 anos, tinha um divertículo de mais de 10 centímetros de diâmetro.

O que você precisa saber:

  • Um divertículo é uma bolsa em formato de balão que pode se formar em diferentes partes do trato gastrointestinal.
  • O divertículo gigante do cólon é uma condição rara, com menos de 200 casos registrados em todo o mundo.
  • O paciente do HMSF foi operado e está se recuperando bem.
Divertículo gigante, com mais de 10 cm de diâmetro, retirado em caso raro no Rio de Janeiro. — Foto: Divulgação / Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF) – Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Divertículo gigante, com mais de 10 cm de diâmetro, retirado em caso raro no Rio de Janeiro. — Foto: Divulgação / Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF) – Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

O divertículo é uma bolsa em formato de balão que pode se formar em diferentes partes do trato gastrointestinal, sendo mais comum na parede do intestino grosso. No entanto, o caso do paciente do HMSF surpreendeu os médicos devido ao tamanho incomum do divertículo, que geralmente medem até 4 cm de diâmetro.

As causas desse crescimento excessivo não são totalmente compreendidas, mas podem estar relacionadas a fatores como idade, dieta, tabagismo e obesidade. Os pacientes, na maioria das vezes, apresentam dor abdominal significativa, necessitando de intervenção cirúrgica.

O paciente procurou a emergência do hospital com histórico de dores abdominais e perda de peso, sintomas associados a divertículos, há pelo menos dois meses. Os médicos identificaram uma massa flácida e dolorosa no lado esquerdo do abdômen, e a tomografia computadorizada confirmou o quadro.

O paciente foi submetido a uma cirurgia de laparoscopia, na qual o divertículo foi removido. A operação foi um sucesso e o paciente está se recuperando bem.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca