Com um repertório eclético dedicado aos amantes da música brasileira, o Bloco da Balanço promete uma grande festa na manhã do dia 3 de fevereiro, a partir das 8h, na Rua dos Arcos. Em seu segundo ano no carnaval carioca, a bateria dobrou de tamanho, ampliou o repertório e entrou no roteiro oficial dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro, agora na Lapa. O Bloco da Balanço faz um desfile parado, mas energia não vai faltar!
Seguindo uma trajetória diferente, os primeiros acordes do bloco aconteceram em shows privados e nos tradicionais bailes do Copacabana Palace, com a Balanço Zona Sul. Fundada em 2018 pelo Mestre Yago Simões, professor de percussão e ritmista da Viradouro, a Balanço Zona Sul nasceu com o objetivo de conectar ritmistas de escolas de samba e de blocos cariocas para criar um carnaval jovem, inovador e cheio de adrenalina.
O Bloco da Balanço estreou em 2023 para integrar também os alunos das oficinas de percussão e colocar o resultado dessa mistura nas ruas da cidade.
Os sambas-enredo (dos novos aos antigos) são a grande inspiração para o repertório e os arranjos da Balanço, que utiliza a batida vibrante dos surdos, caixas e tamborins para desenvolver outros gêneros. O pop, funk, forró, xote, axé e marchinhas também levantam o público com uma viagem musical pelo Brasil. As homenagens vão de Ludmilla, Gloria Groove, Liniker e Baiana System a Tim Maia e Seu Jorge, passando por Olodum, Elba Ramalho e Ivete Sangalo.
“Ensaiamos o ano todo e vamos entregar um carnaval de pessoas apaixonadas. A Balanço é um bloco para todas as idades e temos certeza de que nossa energia vai contagiar quem estiver por lá!”, explica Mestre Yago.
Bloco da Balanço:
Dia: 03 de fevereiro
Concentração: 8h
Local: Rua dos Arcos, Lapa
Acompanhe a Balanço Zona Sul no Instagram: instagram.com/balancozonasul