A Barra da Tijuca foi o bairro mais procurado do Rio de Janeiro para compra e venda de imóveis em 2023. A conclusão faz parte do Relatório de Compra e Venda do QuintoAndar, divulgado hoje.
Confira o levantamento na íntegra aqui
Segundo a publicação, a Zona Oeste vem atraindo cada vez mais interesse de pessoas dispostas a comprar um imóvel. O Recreio dos Bandeirantes, outro bairro da região, ocupa a segunda posição no ranking.
A presença de bairros da Zona Oeste pode indicar uma preferência de compradores por imóveis mais novos. As duas localidades possuem uma alta oferta de imóveis lançados nos últimos anos, com condomínios mais completos, o que favorece a atração dessa demanda.
Segundo o relatório, boa parte da procura por imóveis na capital fluminense se concentrou em bairros da Zona Sul. Dos dez bairros mais buscados, cinco encontram-se na região: Copacabana, Botafogo, Ipanema, Flamengo e Leblon. A Zona Norte é representada por Tijuca, na terceira posição, e Méier, na nona.
Para Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar, a demanda nos bairros da capital fluminense se mantém estável, com poucas alterações em relação a 2022. “A infraestrutura da Zona Sul favorece muito a região na atração dos compradores, principalmente por ativos de mobilidade e culturais. Por mais que haja poucos lançamentos, o mercado secundário segue muito forte”, destaca.
Em 2023, segundo o Relatório de Compra e Venda do QuintoAndar, o preço médio do metro quadrado dos imóveis negociados foi de R$ 5.152 – 0,75% maior do que o registrado em 2022.
Veja a lista dos dez bairros mais procurados para compra e venda na cidade:
- Barra da Tijuca
- Recreio
- Tijuca
- Copacabana
- Botafogo
- Ipanema
- Flamengo
- Freguesia
- Méier
- Leblon
Cobertura, sol da manhã e vista livre são os filtros favoritos dos cariocas
Além de definir os bairros de preferência, os compradores do Rio classificam os apartamentos de cobertura e com sol da manhã como itens primordiais. Logo atrás aparecem vista livre e novos ou reformados.
Já o ar-condicionado não está na relação de filtros mais buscados do Rio de Janeiro, diferentemente de outras capitais. “Neste caso, é possível inferir que a maioria dos compradores imagina que já exista o equipamento ou a possibilidade de instalá-lo no imóvel e nem se dê ao trabalho de utilizar o filtro, já que o item é quase indispensável na cidade. Em SP e BH, nem todos os prédios permitem a colocação do aparelho externo e, por isso, há essa preocupação.”
Veja a lista com os dez mais:
- Apartamento cobertura
- Sol da manhã
- Vista livre
- Novos ou reformados
- Armários na cozinha
- Luminosidade natural
- Armários embutidos no quarto
- Rua silenciosa
- Piscina privativa
- Chuveiro a gás
O levantamento leva em conta os filtros mais utilizados na procura de imóveis na plataforma do QuintoAndar durante o ano de 2023.