O dólar comercial está cotado a R$ 4,98. O euro vale R$ 5,44. O real se manteve praticamente estável frente às moedas internacionais, desde o último fechamento, e o mercado ainda se movimenta em torno da Petrobras.
A última semana se encerrou com uma decisão da petroleira brasileira que repercutiu de maneira negativa entre seus acionistas. O conselho de administração da empresa anunciou a não distribuição de dividendos extras, o que vai no sentido contrário à prática recorrente da Petrobras e incentiva os seus investidores minoritários a venderem as suas ações. Com a saída de divisas internacionais do Brasil, há um derretimento do índice da bolsa de valores brasileira e este cenário reforça uma desvalorização da moeda brasileira em relação às moedas estrangeiras.
Internacionalmente, o mercado aguarda a divulgação da inflação norte-americana nesta semana. Este dado é relevante para a trajetória da taxa de juros nos Estados Unidos, a qual influencia estratégias de investimentos em diferentes países.
Os dados são da companhia Morningstar.