responsável por sequestrar ônibus e manter 17 pessoas como reféns na rodoviária do Rio de Janeiro foi identificado como Paulo Sergio de Lima (30).
Ele manteve as vítimas no local por cerca de quatro horas e se entregou aos agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, após negociações.
O que você precisa saber
- Paulo Sergio de Lima, morador da Rocinha, zona sul do Rio, tem duas passagens pela polícia pelo crime de roubo a mão armada. Beneficiado pela progressão de regime, cumpria o semiaberto desde 2022. O criminoso foi encaminhado para a 4ª DP (Centro). Em 2019, ele havia sido detido por assalto a ônibus.
- A principal suspeita é que Paulo estava fugindo da facção criminosa da qual faz parte no Rio de Janeiro, envolvido em disputas por território na Muzema, zona norte do Rio, e tentou escapar da região após brigas internas do grupo. Ele havia comprado uma passagem para Juiz de Fora (MG) antes do sequestro e efetuou disparos contra um grupo de pessoas antes de fazer os reféns. Durante o sequestro, uma vítima foi internada em estado grave no Hospital Municipal Souza Aguiar, enquanto outra recebeu atendimento por ferimentos.
O sequestro do ônibus da Viação Sampaio na Rodoviária Novo Rio, seguido pelo confronto com o Bope e os ferimentos das vítimas, gerou grande comoção e preocupação na cidade do Rio de Janeiro, destacando a necessidade de enfrentar a violência e a criminalidade de forma eficaz e segura.