Movimentos populares convocaram mobilização nacional para o próximo sábado, 23 de março, em memória dos 60 anos do golpe militar no Brasil.
Os atos, organizados pelas Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), em conjunto com centrais sindicais e partidos progressistas, buscam manifestar-se em defesa da democracia, contra a anistia para golpistas e em solidariedade ao povo palestino. As organizações destacam a importância de olhar para o passado para construir um presente e futuro de justiça social.
O que você precisa saber
- A mobilização nacional convocada pelos movimentos populares ocorrerá em todo o Brasil no sábado, 23 de março, em memória do golpe militar.
- Os atos visam manifestar-se contra a anistia para golpistas, em defesa da democracia e em solidariedade ao povo palestino, destacando a importância de olhar para o passado para construir um futuro de justiça social.
Memória e Justiça Social
As manifestações convocadas buscam lembrar os 60 anos do golpe de 1º de abril e os 21 anos de ditadura, reforçando a necessidade de construir uma sociedade mais justa e igualitária. As organizações ressaltam a importância de manter viva a memória dos que lutaram pela democracia e manifestam-se contra resquícios do golpismo que persistem no país.
Resistência e Solidariedade
Frente às ameaças do autoritarismo e das violências, os movimentos sociais destacam a resistência de quase quatro décadas em defesa dos direitos constituídos no Brasil. Além disso, manifestam solidariedade aos povos que lutam pelo direito à vida e à integridade, como é o caso emblemático sofrido pelo povo palestino.
Manifestações por Todo o Brasil
As manifestações estão confirmadas em todas as grandes regiões do país, nas capitais e cidades interioranas, com destaque para o ato no Largo do Pelourinho, em Salvador, na Bahia, onde são aguardadas autoridades. Além disso, a mobilização conta com atos agendados em diversas localidades, demonstrando a abrangência e a importância do movimento.
Saiba onde ocorrerão as mobilizações
BRASIL
Amazonas – Manaus – Largo São Sebastião
Bahia – Salvador – Largo do Pelourinho 15h
Vitória da Conquista
Ceará – Fortaleza – Praça do Ferreira 8h30
Distrito Federal – Brasília – Praça Zumbi dos Palmares 16h
Espírito Santo – Vitória – Praça Costa Pereira, Centro 9h
Goiás – Goiânia – Praça Cívica, Setor Central 14h
Minas Gerais – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos 9h
Mato Grosso do Sul – Campo Grande – Praça da Rádio 9h
Pará – Belém – Escadinha 9h
Ananindeua
Paraná – Curitiba – Praça Santos Andrade 9h
Pernambuco – Recife – Praça do Derby 10h
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Uruguaiana com Presidente Vargas 10h
Macaé
Rio Grande do Norte – Macau
Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Largo Glênio Peres 15h
São Paulo – São Paulo – Largo São Francisco 15h
Santa Catarina – Araquari – Rua João Raulino Pereira, bairro Itinga 15h
Florianópolis – Em frente à Cátedra 16h (ato no dia 22 de março)
PORTUGAL
Lisboa – Praça Luís de Camões 10h30