Artistas da música brasileira que há anos nos emocionam, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Tom Jobim serão “recriados” e apresentados de maneira original, lúdica, leve e sensível aos pequenos pelo Grupo CRIA no show “RECRIA”, que traz releituras de clássicos do cancioneiro nacional para toda a família. O show será dia 28 de abril, às 16h, no Teatro do Sesc Madureira. Depois, o CRIA continuará em turnê nas unidades do Sesc São Gonçalo e Nova Friburgo.
Em “RECRIA”, o sexteto carioca liderado pelo compositor Vinicius Castro, e formado por Ayran Nicodemo, Frederico Cavaliere, Gustavo Pereira, Maíra Martins e Mateus Xavier, vai homenagear a música brasileira, abrindo as portas de um tesouro cultural, ao nutrir as crianças não apenas com o apreço pelas canções da nossa MPB, mas também com um senso de identidade e conexão com as raízes brasileiras.
“A ideia é apresentar canções de outros tempos, da mesma forma que pais apresentam para os filhos as suas músicas preferidas. É a retomada da tradição oral de transmissão de conhecimento, que é milenar e nos faz parte de algo maior. É um conceito que questiona a linha do tempo em si, como se a música fosse algo paralelo ao passar do tempo, algo que é eterno, e portanto transborda de geração em geração”, afirma Vinicius Castro.
O projeto “RECRIA” surgiu em 2018 na internet com o lançamento de vídeos no canal do YouTube do grupo. Agora, a proposta do show é expandir o repertório, mantendo a tradição do CRIA de valorizar a inteligência e as emoções dos pequenos, ao mesmo tempo em que se conecta com os adultos.
“A escolha do repertório passou principalmente pela escolha dos compositores. Sabendo quem nós gostaríamos de apresentar, passamos a olhar para as músicas. São canções que não são tidas como infantis, algumas que nem são tão conhecidas do grande público, mas que trazem em si uma poesia lírica e melódica que transcende gerações”, completa Vinicius.
Formado por músicos experientes da cena carioca, o Grupo CRIA também é conhecido pelo desenvolvimento de arranjos complexos e singulares, que envolvem violino, violão, percussão, clarone e vozes. Em seus 10 anos de estrada, já lançou dois discos e diversos singles. O resultado musical de excelência já foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e ao Prêmio Profissionais da Música em 2019.
“Levaremos um espetáculo bonito tanto para adultos quanto crianças, feito para dançar e escutar, e esperamos todos no teatro para fazer parte desse show!”, conclui Vinicius.
REPERTÓRIO
“Primeira Estrela”, de Luli e Lucina
“Vilarejo”, de Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Pedro Baby
“Bola de Meia, Bola de Gude”, de Fernando Brant e Milton Nascimento
“Vai (Menina, Amanhã de Manhã)”, de Tom Zé e Perna Froes
“Leãozinho”, de Caetano Veloso
“Estrela”, de Gilberto Gil
“Todo Menino É Um Rei”, de Nelson Rufino e Zé Luiz
“Como Uma Onda”, de Lulu Santos
“Chovendo Na Roseira”, de Tom Jobim
“Todos Juntos”, de Chico Buarque