São Jorge: Devoção e tradição se unem no Rio de Janeiro

Diário Carioca
Foto: Agência Brasil

O dia 23 de abril se colore de vermelho e branco no Rio de Janeiro, marcando a comemoração do Dia de São Jorge, um feriado estadual que celebra a fé e a devoção ao santo guerreiro. Mais do que uma data religiosa, o evento se tornou uma verdadeira festa popular, reunindo milhares de fiéis, turistas e cariocas em um espetáculo de fé, cultura e tradição.

Símbolo de Fé e Proteção

A devoção a São Jorge no Rio de Janeiro tem raízes profundas, remontando à época da colonização portuguesa. O santo, venerado por sua bravura e fé inabalável, se tornou símbolo de proteção para a cidade e seu povo. Ao longo dos anos, a devoção se fortaleceu, e São Jorge se consolidou como padroeiro do Rio de Janeiro, sendo homenageado com fervorosas celebrações em todo o estado.

Alvorada Festiva e Tradições Marcantes

A festa de São Jorge no Rio de Janeiro tem início na madrugada do dia 23, com a tradicional Alvorada. Milhares de fiéis se reúnem em frente à Igreja Matriz de São Jorge, no bairro de Quintino, para celebrar uma missa solene e presenciar a queima de fogos de artifício que ilumina o céu carioca.

A missa de alvorada, na Igreja Matriz São Jorge, localizada na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, na Zona Norte, com toque de corneta, sinos e queima de fogos, será celebrada às 5h nas duas paróquias. Depois, haverá missa campal de hora em hora, de 7h às 16h, no Centro, e de 7h às 13h30, na Zona Norte, onde os fiéis saem em procissão às 16h

Cavalgada e Procissão: Fé em Movimento

Ao longo do dia, as ruas do Rio de Janeiro se transformam em um palco de fé e devoção. A Cavalgada para São Jorge, um desfile de cavaleiros trajados com as cores do santo, percorre as principais vias da cidade, atraindo multidões e reforçando a tradição secular da festa. Em 2024, a tradição da cavalgada chega à sua 26ª edição. O evento começa em Campo Grande, com os participantes trajados em vermelho, a cor do santo, e prossegue até o Rancho Fênix, em Cosmos. Mais de 200 devotos se juntam a este cortejo, que é uma das expressões mais coloridas e emocionantes de devoção a São Jorge.

Feijoada: Sabor e União

A culinária também marca presença nas comemorações do Dia de São Jorge. A tradicional feijoada, prato típico da cultura brasileira, é servida em diversas barracas e restaurantes, reunindo famílias e amigos para um momento de confraternização e alegria.

Oração para o Santo Guerreiro

Para os fiéis, o Dia de São Jorge é um momento propício para fortalecer a fé e pedir a proteção do santo guerreiro. A oração a São Jorge é uma das mais populares e queridas pelos devotos, sendo recitada com fervor e esperança.

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebram sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarram.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder da sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré me cubra com seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja, com o poder de Deus, de jesus, e da falange do Divino Espírito Santo.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca