Nesta quarta-feira, feriado de Dia do Trabalhador (01/05), o MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Flamengo e Amazonas pela Copa do Brasil, a partir das 21h30, no Maracanã. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 7h às 23h. Porém, depois das 23h, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.
O MetrôRio vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo.
Já o Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente. O espaço voltará a abrir as portas nesta quinta-feira (01/05).
O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
Metrô na Superfície (MNS), com alterações no itinerário em Botafogo
Nesta quarta-feira (01/05), as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea), por sua vez, vão operar das 7h às 22h30. No entanto, haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação desta quarta-feira.
Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto).
Cartão Giro e pagamento por aproximação
A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
SERVIÇO
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Horário de funcionamento do metrô no feriado de Dia do Trabalhador (01/05)
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Quarta-feira (01/05): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Transferência entre as linhas 1 e 2
Quarta-feira (01/05): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo
Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Quarta-feira (01/05): das 7h às 22h30